Milho precisa de boas notícias para vencer soja

Leia em 1min 50s

Os dados do relatório de oferta e demanda de grãos deste mês do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), divulgado nesta segunda-feira (10), foram favoráveis ao milho.

 

 



Na avaliação do órgão norte-americano, a safra do cereal, prevista em 367,7 milhões de toneladas no mês passado, deverá ficar em 365,9 milhões em 2014/15, conforme nova avaliação. "E é bem isso o que o mercado de milho precisa. Dados que façam com que o cereal suba mais do que a soja", diz Daniele Siqueira, analista da AgRural, de Curitiba.

A relação de preços da soja está mais favorável do que a do milho. Se não houver uma reação dos preços do cereal, os norte-americanos poderão elevar ainda mais a área de soja em 2015. Mais uma safra recorde da oleaginosa elevaria os estoques e derrubaria ainda mais os preços do produto no mercado externo. Se esse cenário de maior produção de soja se confirmar nos Estados Unidos --e o Brasil também vem obtendo safra recorde--, os produtores brasileiros serão afetados por uma redução de preços da commodity.

Daniele diz que as estimativas do Usda para o milho contrariaram o mercado, que esperava uma elevação dos dados da produção. A estimativa menor ocorre porque o governo norte-americano agora prevê 181,4 sacas por hectare, abaixo das 182,2 previstas anteriormente. Ao contrário do milho, a safra de soja deverá subir. Os novos números do Usda indicam o recorde de 107,7 milhões de toneladas, ante os 106,9 milhões previstos no mês anterior.

Nesse caso, o aumento ocorre porque a produtividade da soja foi elevada para 53,2 sacas por hectare, acima das 52,8 previstas anteriormente, segundo Daniele. O Usda não mexeu nas estimativas de produção de soja de 2014/15 do Brasil --94 milhões de toneladas-- e da Argentina --55 milhões.

Com a melhora de produção nos Estados Unidos, a safra mundial vai a 312,1 milhões de toneladas, 9% mais do que no ano passado. Já a produção mundial de milho recua para 990,3 milhões de toneladas, ante 990,7 milhões previstos no mês passado. A produção brasileira será de 75 milhões de toneladas, aponta o Usda.




Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Minas quer resgatar a mandioquinha-salsa

A criação de bancos de muda de mandioquinha-salsa foi a solução encontrada pela Emater-MG pa...

Veja mais
Brasil e Arábia Saudita buscam reativar comércio de carne bovina

Suspensão de embargo ao produto depende de visita do corpo técnico saudita ao País     ...

Veja mais
Hypermarcas deve ser indenizada por concorrente

A Hypermarcas, que comercializa o medicamento Epocler, obteve decisão que determina a retirada do mercado do Ecop...

Veja mais
LBR recorre a parceiros para manter operações

À espera das cartas de arrematação que vão transferir definitivamente aos compradores os ati...

Veja mais
Estiagem comprometeu safra de café

A conclusão da colheita e o avanço do beneficiamento do café em Minas Gerais vêm confirmando ...

Veja mais
Apesar de garantir bom resultado, investimento em inovação é pequeno

Empresas reconhecem desempenho positivo de novos produtos, mas ainda concentram maior parte do investimento em melhorias...

Veja mais
SP projeta safras menores de laranja e cana

O Estado de São Paulo, maior produtor brasileiro de laranja e cana-de-açúcar, reduziu ligeiramente ...

Veja mais
FecomercioSP: confiança do comércio sobe 2,1% em outubro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICE...

Veja mais
Líderes do setor apostam em Norte e Nordeste

      Veículo: O Estado de S. Paulo...

Veja mais