Lojas anunciam promoções para tentar recuperar o prejuízo deixado pela Copa

Leia em 2min 10s

Descontos variam de 5% a 70%


As faixas que anunciam promoções estão por todos os lugares. Seja nos shoppings, seja no comércio de rua, as liquidações são a aposta para recuperar o volume de vendas, que, segundo lojistas do Distrito Federal, sofreu forte queda motivada pela Copa do Mundo e também pelo início do inverno menos frio este ano. Para atrair consumidores, além da queima de estoque, alguns centros de compras oferecem também programações culturais. Nas vitrines, os descontos variam de 5% a 70%, e a expectativa é de que o faturamento aumente entre 6% e 20% em relação ao mesmo período de 2013.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), Edson de Castro, as vendas este ano estão muito aquém do esperado, em especial as do último mês. As temperaturas mais baixas registradas esta semana garantiram uma leve recuperação, muito longe, no entanto, da expectativa dos comerciantes. “É muito difícil recuperar o tempo e as vendas perdidas. As promoções de agora, as liquidações de inverno, acontecem sempre com a troca de uma estação para a outra. De hoje até o fim do inverno, serão 50 dias. Como o frio tende a desaparecer até setembro, muitas lojas aproveitam para renovar o estoque e não ficar com mercadorias encalhadas até o próximo ano.” Para limpar as prateleiras, além dos descontos, os estabelecimentos facilitam as formas de pagamento, tanto no cartão de crédito quando no parcelamento com cheques. Com o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, a esperança é de aumentar as vendas.

Gerente de uma loja de cosméticos, Juliana Araújo, 25 anos, conta que a expectativa é de recuperação, com incremento de 6% a 8% no movimento. “Queremos trazer mais clientes para a loja, já que o fluxo foi fraco nos últimos tempos. Os produtos em promoção estão com 50% de desconto”, garante. De acordo com a gerente de Marketing de um shopping da Asa Sul, Karine Câmara, a Copa do Mundo fez os consumidores ficarem longe dos centros de compras. “Agora, esperamos resultados melhores. A liquidação é uma oportunidade ótima para atrair o consumidor e, ao mesmo tempo, mostrar o começo da nova temporada”, explicou Karine.

A educadora física Nadja Harrop, 62 anos, concorda. “Geralmente, quando vou ao shopping, tenho algo definido para comprar, entretanto, no período de liquidação, acabo conhecendo outras marcas. Às vezes, tem algum produto que quero adquirir e não compro porque está muito caro. Agora, os descontos chegam até 70% e consigo levar muita coisa”, concluiu.

 

Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Em SP, faturamento do varejo cresce menos

  Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Reajustes de material escolar superam inflação no Pará

Maioria dos produtos teve aumento de preços acima da inflaçãoRenovar o material escolar para o segu...

Veja mais
Linha branca tem pior desempenho dos últimos 10 anos

De janeiro a junho, o número de eletrodomésticos comercializados da indústria para o comérci...

Veja mais
Importação afeta produção de alho em Minas Gerais

O grande volume de alho vindo do mercado externo compromete a rentabilidade e desestimula os agricultores   Miche...

Veja mais
Natal não anima indústria mineira

O Natal deste ano não deverá ser dos melhores para a indústria mineira. As encomendas do varejo vol...

Veja mais
Vendas da Whirlpool caem durante a Copa mas empresa aposta na recuperação

Presidente da Whirlpool Latin America falou aos empresários de Joinville na AcijClaudio LoetzO presidente da Whir...

Veja mais
Para além dos presentes tradicionais

Automóveis, roupas, sapatos, smartphones e aparelhos de TV e DVD já fazem parte da lista de presentes que ...

Veja mais
Melhoria da logística depende de investimentos privados

Nayara FigueiredoA melhora nos sistemas de logística para escoamento das safras agrícolas do Brasil deve v...

Veja mais
Sobe a utilização de cartões com pagamentos sem juros

Vivian ItoO cartão de crédito é um dos meios mais utilizados pela população brasileir...

Veja mais