Shire inicia negociação sobre oferta de compra da AbbVie

Leia em 2min 10s

O laboratório farmacêutico britânico Shire começou a negociar com a AbbVie sobre a proposta de compra de 30 bilhões de libras esterlinas (US$ 51,39 bilhões) feita pela companhia dos Estados Unidos, sinal de que os dois lados podem estar de aproximando de um acordo.

Segundo fontes a par do assunto, altos executivos das empresas se reuniram na sexta-feira, em Nova York, para discutir a proposta feita pela AbbVie, de 51,15 libras por ação da Shire.

As negociações começaram na quinta-feira, quando Rick González, executivo-chefe da AbbVie, reuniu-se com Susan Kilsby, presidente do conselho de administração da Shire, e Flemming Ornskov, o executivo-chefe. González voltou a Chicago, deixando colegas para continuar as negociações. As empresas não quiseram comentar.

Não é a primeira vez que os dois lados se reúnem desde que a AbbVie começou a tentar comprar a Shire, em maio. Houve breves discussões em Genebra e Paris, mas isso não levou a negociações formais. Fontes a par do assunto disseram que, a julgar pela reunião mais recente, ainda não é possível garantir que haverá um acordo.

As negociações chegam depois de alguns dos maiores acionistas da Shire terem, reservadamente, pressionado para a empresa empenhar-se nas discussões com a AbbVie.

Na quarta-feira, a AbbVie foi forçada a fazer uma retratação incomum, após comentários de González de que os acionistas da Shire eram favoráveis "em geral" às tentativas de adquirir a empresa. Pelos códigos de aquisição do Reino Unido, uma empresa não pode sustentar que conta com o apoio dos acionistas, a não ser que isso esteja declarado por escrito.

Apesar da gafe, analistas disseram que González provavelmente estava certo quanto a sua avaliação sobre o sentimento dos investidores. John Boris, da SunTrust Robinson Humphrey, disse que a oferta mais recente da AbbVie estava "amplamente em sintonia" com o que os acionistas querem.

O conselho de administração da Shire, comandado por Kilsby, uma ex-executiva de banco de investimento, ainda não respondeu publicamente à nova oferta - 11% mais alta do que a anterior. Boris previu que é alta o suficiente para levar a Shire à mesa de negociações, mas que para que um acordo seja concluído provavelmente será necessário um novo aumento.

Pelas regras de aquisição do Reino Unido, a AbbVie tem até sexta-feira para apresentar uma oferta formal ou desistir do negócio. Alguns analistas acreditam que ainda poderiam aparecer ofertas rivais, atraídas pela área da Shire de tratamento de doenças raras assim como pelo potencial para empresas americanas usarem aquisições no exterior para reduzir impostos.

A compra da Shire se somaria à onda de acordos no setor, com negócios de US$ 260 bilhões assinados neste ano entre laboratórios farmacêuticos e empresas médicas e de biotecnologia.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Abihpec: setor de higiene pessoal deve crescer 11,8%

Perspectivas menos otimistas para o consumo no Brasil não afetam as expectativas do setor de cosméticos, p...

Veja mais
Mídias sociais: benefício para o varejo

As mídias sociais estão cada vez mais ganhando terreno no mundo dos negócios, seja para impulsionar...

Veja mais
Setor cresceu 140% em dez anos

Entre 2007 e 2013, Brasil passou de 10º para o 6º maior mercado de remédios do mundo Apesar dos indica...

Veja mais
Preços de TVs caíram até 60%

O consumidor que deixou para comprar seu aparelho de televisão durante a Copa do Mundo levou vantagem. Os descont...

Veja mais
Unilever propõe marco regulatório para setor reduzir embalagens

O presidente da Unilever no país, Fernando Fernandez, defende que o Brasil tenha um marco regulatório para...

Veja mais
Soja na várzea apresenta alto rendimento

Desempenho do grão em novas áreas de plantio dependem de drenagem, segundo estudo da Pró-Sementes ...

Veja mais
JBS demite 60 trabalhadores em Barretos

A JBS, considerada empresa líder mundial em processamento de carne bovina, demitiu na sexta-feira 60 funcion&aacu...

Veja mais
Confiança do consumidor em queda

Temor pela volta da inflação e medo de perder o emprego fez com que brasileiros diminuíssem as comp...

Veja mais
Feriados e da Copa afetam farmácia de menor porte

Especializada em remédios de doenças crônicas, como pressão e diabetes, além de proble...

Veja mais