Unilever investe em produtos 'premium' e lança clareador de axilas

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Brasil é o 1º país a vender creme da Dove para clareamento da pele

A Unilever, dona de marcas como Dove, Omo e Kibon, aposta da renovação de seu portfólio e no lançamento de produtos mais sofisticados para manter o nível de crescimento anual de dois dígitos no país. Segundo a companhia, dos cerca de mil produtos que a empresa vende no país, 700 terão algum tipo de renovação este ano.

A gigante de bens de consumo anglo-holandesa anunciou que, neste ano, entrará em higiene e beleza no segmento “premium”, como são chamados os produtos que vão além do básico e que, por serem mais caros, costuma ser consumidos apenas pelos mais ricos.

Dentro deste segmento, está previsto o lançamento de quatro linhas especiais para as marcas Dove, Dove Men+Care e Axe, incluindo um clareador de axilas que acaba de chegar às prateleiras.

“O Brasil é o primeiro país do mundo onde estamos introduzindo este tipo de produto. Nenhum concorrente nem a Unilever jamais lançaram algo deste tipo. Tem um preço alto, entre R$ 70 e R$ 80, mas é um produto que oferece um benefício que o consumidor nunca viu”, diz o presidente da Unilever, explicando que a novidade também será distribuída nos mercados dos Estados Unidos e Reino Unido.

Desenvolvido na Inglaterra, o Dove True Tone Underarm Dark Mark Eraser, é um creme noturno que promete corrigir qualquer diferença de coloração na pele decorrente do processo de depilação das axilas. Segundo a companhia, cerca de uma em cada três mulheres sofrem com manchas escuras nas axilas.

“O foco é mulher, mas se homem quiser usar não tem problema”, afirmou Fernandez. "O produto terá um canal de distribuição mais seletivos, mas nossa expectativa é que o boca a boca irá ajudar muito na performance".

Nos últimos anos, a Dove fez uma série de campanhas questionando os estereótipos de beleza produzidos pela sociedade, como o vídeo "Retratos da Real Beleza", vencedor de vários festivais e que se tornou o filme publicitário mais visto da história na internet. Em abril, a marca lançou uma nova campanha mundial, "Adesivos", para realçar a beleza de mulheres comuns e defender que beleza "é um estado de espírito".

A companhia entrou neste ano também na área de alvejantes sem cloro para roupas com o lançamento do Omo Tira Manchas, cuja categoria foi inaugurada no Brasil pelo Vanish, da concorrente Reckitt Benckiser. “Acreditamos que já ocorreu a maturação no Brasil e que poderemos aumentar o mercado”, diz o presidente da companhia no país, Fernando Fernandez.

Investimentos em marketing e inovação
A Unilever anunciou que pretende investir R$ 3 bilhões em 2014 no Brasil, sendo que R$ 2 bilhões serão destinados para marketing e publicidade. Em 2013, a empresa retomou o posto de maior anunciante do país.

Segundo Fernandez, as áreas de higiene e beleza e de limpeza têm sido os principais destaques de crescimento da companhia no país. A operação brasileira da empresa faturou R$ 15,3 bilhões em 2013, o que corresponde a uma alta de 12,5% sobre 2012. A filial do Brasil é a segundo maior da Unilever no mundo

A empresa tem apostado no lançamento de produtos concentrados, com maior apelo sustentável. Embora defenda uma maior regulação dessas categorias a fim de garantir uma comunicação mais clara ao consumidor, a Unilever informar que itens os seus produtos concentrados já representam cerca de 25% das vendas em suas categorias.

Na avaliação da companhia, a manutenção do alto nível de emprego no país e o avanço da presença da mulher no mercado de trabalho garante um cenário econômico "razoavelmente bom" para os negócios da Unilever.

"Por mais retração de consumo que possa ter em razão das incertezas econômicas, é muito difícil alguém deixar de consumir uma categoria depois que entra", afirma Fernandez. "Quando se tem um processo de inovação forte, com criação de novas necessidades que levam ao consumidor um produto que realmente facilita a vida, o mercado tende a crescer", conclui.



Veículo: Portal G1


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