Dilma encontra varejo em busca de apoio

Leia em 1min 50s

A presidente Dilma Rousseff vai aproveitar sua passagem por São Paulo na quinta-feira, quando fará uma visita à Arena Corinthians, para ter encontros com diferentes representantes do varejo, em meio a um momento de otimismo para o setor.

Um dos encontros que a presidente terá no período da tarde é com representantes do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), formado pelas maiores empresas varejistas e atualmente presidido pelo empresário Flávio Rocha, da Riachuelo.

O gesto de deferência ao setor - um dos mais beneficiados com medidas do governo para incentivar o consumo da população, principalmente a classe média - ocorre após a ausência de Dilma ser destacada durante encontro promovido por empresários na última semana, do qual participaram seus potenciais rivais na sucessão presidencial Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Em abril, Dilma abriu as portas do Palácio da Alvorada, residência oficial, para receber em jantar alguns executivos do setor, em meio ao Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, ocorrido em Brasília. Na ocasião, Dilma recebeu informações sobre as vendas do varejo e externou aos empresários seu reconhecimento da importância do setor para a economia do país.

Em conversa com o Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor, na última semana, a presidente do Magazine Luiza e uma das fundadoras do IDV, Luiza Trajano, comentou os números gerais do varejo no primeiro trimestre, avaliados positivamente por ela.

Em período de silêncio, diante da proximidade da divulgação do balanço referente ao primeiro trimestre de 2014 do Magazine Luiza, a empresária não detalhou os números do setor. "O varejo cresceu muito nos últimos anos, essa é a década do varejo", disse. Luiza Trajano também afirmou o otimismo do setor para os próximos meses, sobretudo em função das vendas motivadas pela Copa do Mundo.

A expectativa por um aumento de vendas com o evento esportivo também justifica uma mobilização do setor por uma campanha a favor da Copa do Mundo, em meio a uma tensão no governo em razão do risco de protestos durante o mundial, decorrentes de críticas feitas por parte da população que questiona os gastos com a realização do evento. O próprio governo federal lançou uma campanha oficial para promover a Copa do Mundo.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Varejo: De olho nos novos hábitos dos consumidores

O consumidor brasileiro, após um período de crescimento do seu poder aquisitivo, começou a dar mais...

Veja mais
Campanha apresentará produtos orgânicos e sustentáveis na Apas 2014

Entre iguarias como doces de umbu e de banana com maracujá, a cartela de produtos que a campanha Brasil Orgâ...

Veja mais
Batata e banana encarecem a cesta básica

Os preços dos alimentos continuam subindo em Rio Preto. Pelo quarto mês consecutivo, a cesta básica ...

Veja mais
AstraZeneca pede para Cameron se afastar da Pfizer

A AstraZeneca pediu para David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, não firmar posição sobre ...

Veja mais
Marcas apostam alto no lançamento de coleções especiais para a Copa do Mundo

A expectativa da C&A é investir, em 2014, 50% mais que no evento anterior, na África do SulFaltam apen...

Veja mais
Presente para as mães fica para a última hora

Estimativa dos lojistas é de que as vendas ultrapassem R$ 76 milhões na Capital, 8% a mais do que no ano p...

Veja mais
Setor já sente os impactos em Minas

Na região da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a possibilidade de ...

Veja mais
Microsoft: Ervilha é a proteína da vez

Bill Gates, fundador da Microsoft, ajuda a financiar empresa que usa ervilha amarela em vez de ovos para fazer maioneseD...

Veja mais
Farmacêutica lucra US$ 2,33 bi no 1º trimestre, queda de 15%

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 5, lucro líquido 15% menor no primeiro ...

Veja mais