Campanha apresentará produtos orgânicos e sustentáveis na Apas 2014

Leia em 3min

Entre iguarias como doces de umbu e de banana com maracujá, a cartela de produtos que a campanha Brasil Orgânico e Sustentável apresentará no 30º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados (Apas 2014) contempla mais de uma dúzia de itens. O evento, considerado o maior do setor, ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, até a próxima quinta-feira (8).

No estande de 100m² haverá exposição e degustação dos produtos, além da promoção de vendas diretas entre empresários atacadistas e os seis empreendimentos familiares selecionados pelo Brasil Orgânico e Sustentável. Com um público estimado em 70 mil visitantes, a feira é uma oportunidade de mostrar a variedade e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e da produção orgânica, e sua relação sustentável com o meio ambiente.

Os produtos selecionados para o estande são de associações e cooperativas da Bahia, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Juntos, representam o trabalho de mais de quatro mil famílias. Os itens possuem pelo menos um dos seguintes selos: Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), Produto Orgânico do Brasil, Comércio Justo e Identificação Geográfica.

A expectativa é de que a feira promovida e organizada pela Associação Paulista de Supermercados reúna mais de 500 expositores nacionais e internacionais. Paralelamente, também acontecerá o Congresso de Gestão em Supermercados com mais de 35 palestras de renomados especialistas brasileiros e internacionais.

Brasil Orgânico e Sustentável

O Brasil Orgânico e Sustentável é iniciativa do governo federal e tem como objetivo chamar a atenção de consumidores e empresários atacadistas para a variedade de sabores e a qualidade dos produtos da agricultura familiar e mostrar as vantagens dos produtos orgânicos para a vida das pessoas e do planeta. Assim, a campanha visa aumentar a demanda desse tipo de produção, estimulando sua comercialização, gerando renda e inclusão produtiva.

Este ano, a principal ação da campanha será durante a Copa de 2014, quando, entre os dias 11 e 27 de junho, 60 empreendimentos irão comercializar os produtos em quiosques localizados em 10 das 12 cidades sedes do Mundial: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Também serão distribuídos kits de produtos para as pessoas que farão parte do Programa Brasil Voluntário, do Governo Federal. Serão cerca de 20 mil kits de lanche, com castanhas, mel, suco orgânico, biscoitos integrais, sequilhos e barras de cereal, feitas com castanha de baru.

As ações do Brasil Orgânico e Sustentável na Copa de 2014 são realizadas pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), o Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável (Abrasos).

Empreendimentos e produtos da agricultura familiar na APAS 2014


- Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos Uauá e Curaçá (Coopercuc) – Bahia: doce e compota de umbu, doce de banana e maracujá e kit de doce de umbu orgânico

- Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) – Minas Gerais: café

- Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) – Goiás: biscoito de baru e baru torrado

- Cooperativa dos Agropecuaristas Solidários de Itápolis (Coagrosol) – São Paulo: suco de laranja

- Cooperativa dos Agricultores Familiares do Rio Fortuna e de toda Santa Catarina (Cooperfamília) – Santa Catarina: conservas vegetais, suco de uva, farinhas, feijão, açúcar mascavo e doce de abóbora

- Grasponi Vinhos Finos – Rio Grande do Sul: vinho tinto.



Veículo: Portal Brasil.gov


Veja também

Varejo: De olho nos novos hábitos dos consumidores

O consumidor brasileiro, após um período de crescimento do seu poder aquisitivo, começou a dar mais...

Veja mais
Dilma encontra varejo em busca de apoio

A presidente Dilma Rousseff vai aproveitar sua passagem por São Paulo na quinta-feira, quando fará uma vis...

Veja mais
Batata e banana encarecem a cesta básica

Os preços dos alimentos continuam subindo em Rio Preto. Pelo quarto mês consecutivo, a cesta básica ...

Veja mais
AstraZeneca pede para Cameron se afastar da Pfizer

A AstraZeneca pediu para David Cameron, primeiro-ministro do Reino Unido, não firmar posição sobre ...

Veja mais
Marcas apostam alto no lançamento de coleções especiais para a Copa do Mundo

A expectativa da C&A é investir, em 2014, 50% mais que no evento anterior, na África do SulFaltam apen...

Veja mais
Presente para as mães fica para a última hora

Estimativa dos lojistas é de que as vendas ultrapassem R$ 76 milhões na Capital, 8% a mais do que no ano p...

Veja mais
Setor já sente os impactos em Minas

Na região da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a possibilidade de ...

Veja mais
Microsoft: Ervilha é a proteína da vez

Bill Gates, fundador da Microsoft, ajuda a financiar empresa que usa ervilha amarela em vez de ovos para fazer maioneseD...

Veja mais
Farmacêutica lucra US$ 2,33 bi no 1º trimestre, queda de 15%

A farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou nesta segunda-feira, 5, lucro líquido 15% menor no primeiro ...

Veja mais