Instituto ABAD arrecada mais de 4 mil toneladas de alimentos em 2013

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Parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc ampliou a abrangência e a regularidade das doações das empresas do setor atacadista distribuidor. Em média, a Campanha Permanente de Combate à Fome beneficiou 380 entidades e 41 mil pessoas no ano passado. A meta em 2014 é ampliar a adesão nacional

 

 

 

O Instituto ABAD, braço social da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), arrecadou 4.485 toneladas de alimentos em 2013 na Campanha Permanente de Combate à Fome. A parceria com o Programa Mesa Brasil Sesc contou com a adesão de empresas do setor atacadista distribuidor em 11 estados brasileiros. No total, foram atendidas mais de 380 entidades, beneficiando aproximadamente 64 mil pessoas por mês.

 

"A expectativa em 2014 é ampliar ainda mais a adesão do setor, incentivando também a rede varejista e outros parceiros. Além de contribuir para proporcionar uma vida melhor a quem precisa, a adesão possibilita exercer a responsabilidade social com apoio de uma entidade nacionalmente reconhecida, sem precisar investir na logística de distribuição dos produtos ou na busca de entidades idôneas para receber as doações", afirma Edmilson Selarin Junior, gerente executivo do Instituto.

 

Criada em abril de 2013, a partir do convênio assinado pela ABAD, Instituto ABAD e o Departamento Nacional do Sesc, a Campanha Permanente de Combate à Fome surgiu com o objetivo de estimular a participação dos agentes de distribuição no Programa Mesa Brasil Sesc, que tem abrangência nacional e leva alimentos de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a ajuda de centenas de empresas parceiras.

 

Nos últimos anos, o Instituto tem realizado, com sucesso, diversas ações pontuais. Em 2012, antes de assinar o convênio com o Sesc, o Instituto ABAD havia arrecadado, por meio de campanhas, 270 toneladas de alimentos com o apoio de mais de 300 parceiros. Cerca de 100 instituições receberam os produtos. "Com o programa Mesa Brasil Sesc, aumentamos de forma significativa o alcance e a regularidade das doações", explica Selarin.

 

Fazendo a ponte entre as empresas que têm excedente de alimentos em boas condições de consumo e entidades sociais que precisam de doações, o Programa Mesa Brasil Sesc conseguiu distribuir 41 mil toneladas de alimentos em 2013. Quase 2 milhões de pessoas foram assistidas pelo programa em 2013, em 463 cidades brasileiras.

 

Com mais de dois mil e quinhentos agentes de distribuição associados - empresas responsáveis por movimentar mais da metade do que se comercializa no varejo alimentar brasileiro -, a ABAD está proporcionando um reforço e tanto ao programa "A parceria com a ABAD abre um grande potencial de doações no dia a dia dos Programas, principalmente para os estados e cidades onde a indústria de alimentos é menos presente e o abastecimento é realizado pelos distribuidores. Com isto cresce o volume de alimentos e produtos captados, o que possibilitam atender a mais instituições, além de agregar valor nutricional às refeições oferecidas por elas", diz Cláudia Roseno, Coordenadora Nacional do Programa Mesa Brasil Sesc, no Departamento Nacional.

 

Atualmente, toneladas de produtos em boas condições de consumo são descartadas por indústrias, armazéns, supermercados, atacadistas e outros, porque estão fora dos padrões de comercialização. A destinação correta desse excedente gera para as empresas custos extras com manuseio e descarte.

Com a adesão ao Programa, o doador se compromete apenas a separar os alimentos por gênero e mantê-los armazenados adequadamente até a chegada da equipe do Sesc, que é responsável pela coleta. Os alimentos doados são enviados para organizações sociais de todo o Brasil, previamente cadastradas pelo Programa.

 

Os critérios para cadastro são claros, porém não visam excluir quem mais precisa das doações. Antes de entrar no Programa, uma equipe formada por assistente social e nutricionista visita a instituição para conhecer o trabalho desenvolvido e levantar aspectos relacionados a gestão social e segurança alimentar e nutricional. "O Sesc tem também um papel educativo. Caso a instituição não esteja com sua documentação em dia, por exemplo, é orientada a buscar os órgãos competentes, sem portanto, deixar de ser atendida", afirma Ana Cristina Correa Guedes Barros, Assistente Social do Mesa Brasil Sesc, no Departamento Nacional.

Outro objetivo da campanha é fazer com que as organizações sociais que hoje são beneficiadas pelo Instituto ABAD por meio de outras ações se credenciem ao Programa Mesa Brasil Sesc de suas cidades para receber as doações regularmente.

 

Sobre a ABAD
Os agentes de distribuição são responsáveis por abastecer mais de um milhão de pontos de venda nas cinco regiões do Brasil, com participação de 51,9% no mercado mercearil brasileiro. Eles movimentam cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do país e faturaram R$ 178,4 bilhões em 2012. A ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados, criada em 1981, representa nacionalmente o segmento e reúne mais de três mil empresas de todo o Brasil que comercializam produtos alimentícios industrializados, candies, bebidas, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica, produtos farmacêuticos e de perfumaria, papelaria e material de construção, entre outros.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABAD

 


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