Comércio eletrônico fatura R$ 770 milhões na Black Friday

Leia em 1min 40s

Lojas físicas também participaram da Black Friday brasileira



A edição 2013 da Black Friday brasileira, que aconteceu no dia 29 de novembro, superou as expectativas do segmento de comércio eletrônico. Segundo a E-bit, empresa especializada em informações do e-commerce, o evento movimentou R$ 770 milhões, quebrando os recordes de faturamento em um único dia, e foi responsável por um crescimento nominal de 217%, na comparação com o ano passado.

De acordo com o diretor-geral da E-bit, Pedro Guasti, os resultados dessa edição aproximam o e-commerce nacional das estatísticas norte americanas. "A Adobe Systems indica que, nos Estados Unidos, as vendas relacionadas à Black Friday movimentaram US$ 1.06 bilhões. O faturamento brasileiro, convertido em dólar, fica em torno dos US$ 330 milhões, o que representa cerca de 30% da receita americana", explica. A previsão inicial, feita no começo de novembro, era de que as vendas durante todo o dia gerassem R$ 390 milhões para o e-commerce, mas, às 17h, esse número já tinha sido alcançado.

Na última sexta-feira, 1,950 milhão de pedidos foram feitos via internet no Brasil, o que representa cinco vezes mais, se comparado a um dia normal. O tíquete médio das compras na Black Friday ficou em R$ 396. De acordo com a E-bit, os itens da categoria Telefonia/Celulares foram os mais vendidos, seguidos por produtos dos segmentos de Eletrodomésticos, Moda & Acessórios, Informática e Eletrônicos, respectivamente.

Segundo Guasti, os resultados da Black Friday devem impactar no Natal. "O período de compras natalino vai de 15 de novembro até 24 de dezembro. Constatamos que o evento não somente impactou positivamente as vendas na sexta-feira, como também nos dias seguintes", afirmou. O executivo destaca ainda que com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. "O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday", conclui.



Veículo: Estado de Minas


Veja também

Valor do frete deve subir 8% com alta do diesel

A alta de 4% no valor da gasolina e de 8% no custo do diesel deverá impactar diretamente o preço do frete ...

Veja mais
Bunge adquire Moinhos Vera Cruz e anuncia aporte de R$ 20 milhões

Meta é elevar a capacidade de processamento de trigo   A Bunge Brasil assinou, no último dia 29, co...

Veja mais
Oportunidades e perspectivas para o agronegócio

A agricultura e o setor de alimentos continuam apresentando boas perspectivas em uma economia mundial marcada por altos ...

Veja mais
Para analistas, modelo da Nestlé dá sinais de desgaste

A exemplo das montanhas suíças que emolduram sua sede em Vevey, uma cidade pequena à beira do Lago ...

Veja mais
Unilever deve antecipar abertura de fábrica em Aguaí

A Unilever pode antecipar a inauguração de sua décima fábrica no país, prevista para ...

Veja mais
Falta de infraestrutura deve prejudicar negócios virtuais

A proximidade do réveillon, do carnaval e da Copa do Mundo vai movimentar o comércio eletrônico, que...

Veja mais
GPA doará alimentos no Natal

O Instituto GPA espera arrecadar 2 mil toneladas de alimentos com a campanha "Dia de Solidariedade". A açã...

Veja mais
Óleo Soya Soja com Canola, recém-lançado pela Bunge, recebe prêmio por embalagem inovadora

Entre os atributos avaliados estão ergonomia do design para o perfeito encaixe da mão e grande área...

Veja mais
Bom Bril chega ao ponto de venda com embalagem comemorativa de ano novo

      A esponja de aço Bom Bril, da Bombril - referência no mercado de...

Veja mais