Grande produtor renova aposta no algodão

Leia em 3min 30s

Depois de reduzirem em 36% a área plantada com algodão na safra 2012/13, os maiores produtores brasileiros planejam recuperar uma parte dessa queda em 2013/14. O maior pessimismo com os preços dos grãos estão na base dessa decisão, que também leva em conta que a rentabilidade da pluma não está nada mal, apesar de os preços estarem em patamares bem distantes do recorde de US$ 2 por libra-peso, alcançado no primeiro trimestre de 2011. A Abrapa, associação que representa os produtores da pluma no Brasil, já estima um cultivo de 25% a 30% maior em 2013/14.

Maior produtor de grãos e fibras do país, o grupo Bom Futuro, do empresário rural Eraí Maggi Scheffer, pretende elevar em 28,5%, de 70 mil para 90 mil hectares, o cultivo da pluma na temporada 2013/14. Como tem 100% de sua área no Estado de Mato Grosso, o grupo deixa para plantar quase todo o algodão na segunda safra, a partir de janeiro, depois da colheita da soja. Na chamada "safrinha", a cultura disputa área com o milho, e tem seu custo fixo reduzido à metade, pois o ônus é dividido com a soja.

Na safra 2013/14, a área plantada total do grupo Bom Futuro deve crescer 9,75%, para 450 mil hectares. A lavoura de soja cresce 20 mil hectares para 240 mil hectares e a de algodão outros 20 mil hectares. O empresário ainda considera repetir a área de 100 mil hectares de milho. "Essa projeção leva em conta o momento atual de preços. No entanto, até o início do plantio da segunda safra, a partir de janeiro de 2014, o cenário pode mudar", diz Scheffer.

Ele define a rentabilidade do algodão como "regular", no entanto, reconhece que está melhor que a do milho. O custo médio de produção da pluma da Bom futuro é de cerca de 75 centavos de dólar por libra-peso. Na sexta-feira, a commodity encerrou o pregão na bolsa de Nova York com valorização de 61 pontos, a 86,20 centavos de dólar por libra-peso (outubro).

Apesar de estarem longe das cotações recordes alcançadas há dois anos, os preços do algodão ainda trazem uma boa rentabilidade, diz o diretor-presidente da SLC Agrícola, Aurelio Pavinato. O custo de produção da pluma da companhia, uma das maiores produtoras de grãos e fibras do país, é de 70 centavos de dólar por hectare. Na avaliação do executivo, os preços não tendem a recuar, mesmo diante dos números aparentemente baixistas divulgados na última semana pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O órgão americano previu que em 2013/14, os estoques finais da pluma no mundo vão crescer 9,4%, apesar de uma produção mundial 2,6% menor. A estimativa de estoques maiores é resultado de uma projeção de exportações menores. "Mas as vendas retraídas ao exterior serão reflexo da queda da produção nos países, que terão menor volume para exportar. Será o caso, por exemplo, do Brasil", diz Pavinato.

Outra tese sustenta o otimismo do presidente da SLC Agrícola com a pluma. Ele aposta que as cotações não devem recuar abaixo de 75 centavos de dólar por libra-peso. Caso contrário, o produto ficará mais competitivo em relação à fibra sintética, que tem custos entre 75 centavos e 80 centavos de dólar por libra-peso. "Isso provocaria um aumento muito grande no consumo da pluma", avalia Pavinato.

Confiante de que o piso do mercado é de 75 centavos, a companhia pretende neste ciclo 2013/14 cultivar uma área 10% maior de algodão, o que significará cerca de 85 mil hectares plantados, ante os 76,5 mil do ciclo 2012/13. O avanço, segundo Pavinato, está em linha com a projeção da empresa de plantar, no total, uma área 10% maior neste ciclo 2013/14. Também deve haver aumento no cultivo de soja e redução no de milho, segundo executivo, sem especificar percentuais.

A Vanguarda Agro também renovou suas apostas no algodão. A companhia pretende cultivar 40 mil hectares da pluma em 2013/14. No ciclo passado, cultivou apenas 12 mil hectares, o que representou uma queda de 73% em relação à temporada 2011/12. Em compensação, a Vanguarda reduzirá em 3,1% a área plantada com milho e em 17% a lavoura com soja.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sinais de clima favorável ao plantio no 2º semestre

O plantio da safra de grãos 2013/14 no Brasil não deverá ser marcado por sobressaltos. Como no exer...

Veja mais
'Disputa' com milho vira trunfo em MT

Responsável por 53% da produção nacional de algodão, o Estado de Mato Grosso consolidou nos ...

Veja mais
Monsanto sofre novo revés em caso de patente

A Monsanto sofreu mais uma derrota na disputa jurídica em torno da validade de sua patente sobre a soja transg&ec...

Veja mais
Produto de luxo está mais barato no Brasil

A mudança na estratégia das marcas internacionais de luxo gerou um fenômeno que já pode ser s...

Veja mais
Cresce mercado para Brasil na Ásia

A Ásia cresceu de tamanho como mercado para o Brasil, apesar da queda nos preços de importantes produtos d...

Veja mais
Governo estuda baixar para 5,5% ao ano juro para mobília do "Minha Casa"

O governo estuda cortar pela metade os juros que serão cobrados dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vid...

Veja mais
Brasil deve ampliar embarque agrícola para mercado chinês

As relações comerciais do Brasil com a China não devem mudar muito com a chegada ao poder do atual ...

Veja mais
Conab do Rio Grande do Norte recebe milho

Para abastecer o Estado e seguir com a Operação Especial do Programa Vendas em Balcão, armazé...

Veja mais
País importa menos leite e derivados desde janeiro

Os quatro primeiros meses de 2013 demonstraram uma menor dependência da indústria leiteira nacional com rel...

Veja mais