Monsanto sofre novo revés em caso de patente

Leia em 2min 30s

A Monsanto sofreu mais uma derrota na disputa jurídica em torno da validade de sua patente sobre a soja transgênica no Brasil. Na semana passada, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso da múlti americana que pedia a prorrogação da vigência da patente da soja RR, resistente ao herbicida glifosato. Cabe recurso da decisão no próprio STJ e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Por unanimidade, os quatro ministros da Terceira Turma referendaram a decisão inicial do ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, de fevereiro, que estabeleceu uma vigência de 20 anos a partir da data do primeiro depósito da patente no exterior, em 31 de agosto de 1990 - ou seja, até 1º de setembro de 2010. Desse modo, a companhia teria perdido os direitos econômicos sobre a tecnologia há mais de dois anos. Ela alega, porém, que seus direitos sobre a tecnologia são válidos até 2014, quando expira a última patente nos Estados Unidos.

Como a decisão não é definitiva, a cobrança de royalties poderia continuar, mas a própria empresa resolveu suspender o recolhimento junto aos produtores que se comprometerem a não pedir o reembolso dos valores pagos após setembro de 2010 em caso de derrota da empresa na Justiça. Pela proposta, os produtores ficariam isentos de pagar royalties em 2013 e 2014, mas abririam mão de questionar os valores pagos nos dois anos anteriores.

Apesar da suspensão da cobrança, a empresa fez uma ressalva. Afirma que "continua documentando e mantendo as informações comerciais relativas àqueles que usam a soja RR durante este período de adiamento da cobrança".

A Monsanto afirmou em nota que vai recorrer da decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) proferida ontem. A empresa deve entrar com um recurso no próprio STJ e, se derrotada, no Supremo Tribunal Federal (STF). A empresa afirmou que "o julgamento desta quinta-feira não é a decisão final da Justiça sobre a matéria". A múlti também afirmou que mantém suspenso o recolhimento da remuneração pelo uso da tecnologia até decisão final da justiça. "A Monsanto continua confiante no seu direito e na validade da patente da soja RR até 2014, de acordo com a legislação brasileira", afirma a companhia.

As associações de produtores entraram com a ação na Justiça em setembro de 2012. Para o presidente da Famato, Rui Prado, a decisão do STJ reforça que o setor produtivo vem batalhando desde o ano passado para que a Justiça reconheça o vencimento da patente. "Esta decisão do STJ nada mais é que um importante reconhecimento daquilo que defendemos. Somos a favor dos transgênicos, mas queremos uma cobrança justa e o que estiver amparado na legislação brasileira de patentes", disse Prado.

De acordo com o presidente da associação que representa os produtores de soja, Aprosoja, Glauber Silveira, a decisão mostra que os produtores estão no caminho certo. "O Superior Tribunal de Justiça mostrou que estamos no caminho certo, em exigir nosso direito", disse.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sinais de clima favorável ao plantio no 2º semestre

O plantio da safra de grãos 2013/14 no Brasil não deverá ser marcado por sobressaltos. Como no exer...

Veja mais
'Disputa' com milho vira trunfo em MT

Responsável por 53% da produção nacional de algodão, o Estado de Mato Grosso consolidou nos ...

Veja mais
Grande produtor renova aposta no algodão

Depois de reduzirem em 36% a área plantada com algodão na safra 2012/13, os maiores produtores brasileiros...

Veja mais
Produto de luxo está mais barato no Brasil

A mudança na estratégia das marcas internacionais de luxo gerou um fenômeno que já pode ser s...

Veja mais
Cresce mercado para Brasil na Ásia

A Ásia cresceu de tamanho como mercado para o Brasil, apesar da queda nos preços de importantes produtos d...

Veja mais
Governo estuda baixar para 5,5% ao ano juro para mobília do "Minha Casa"

O governo estuda cortar pela metade os juros que serão cobrados dos beneficiários do Minha Casa, Minha Vid...

Veja mais
Brasil deve ampliar embarque agrícola para mercado chinês

As relações comerciais do Brasil com a China não devem mudar muito com a chegada ao poder do atual ...

Veja mais
Conab do Rio Grande do Norte recebe milho

Para abastecer o Estado e seguir com a Operação Especial do Programa Vendas em Balcão, armazé...

Veja mais
País importa menos leite e derivados desde janeiro

Os quatro primeiros meses de 2013 demonstraram uma menor dependência da indústria leiteira nacional com rel...

Veja mais