Nestlé aposta em mercados emergentes

Leia em 1min 20s

A gigante do setor de alimentação Nestlé estima que, em dez anos, quase metade de todas as suas vendas ocorrerão em países emergentes e aposta no crescimento dessas economias para manter a liderança no segmento. A empresa apresentou ontem seus resultados do ano passado. As vendas no Brasil estiveram entre as que mais aumentaram em 2009 entre os principais mercados da multinacional.

 

A empresa viu as vendas caírem de US$ 104 bilhões em 2008 para US$ 101,2 bilhões em 2009 em todo o mundo. Os lucros líquidos ficaram em 9,7% das vendas.

 

A queda só não foi maior graças aos países emergentes. No Brasil, as vendas passaram de US$ 5,35 bilhões em 2008 para US$ 5,47 bilhões no ano passado. Com o desempenho, o Brasil já praticamente empata com a Alemanha, terceiro maior mercado para produtos da Nestlé.

 

A empresa ainda anunciou que está fortalecendo os investimentos na Ásia e na África. A China já é o oitavo maior mercado para a Nestlé no mundo. Em um ano, as vendas no país aumentaram em US$ 300 milhões, chegando a US$ 2,36 bilhões.

 

"Hoje, os mercados emergentes representam cerca de US$ 33 bilhões em vendas para a Nestlé, aproximadamente 32% do valor total do grupo", explicou Peter Bulcke, CEO da multinacional. "Estimamos que essa proporção suba para 45% na década que começa. Prevemos que um bilhão de novos consumidores conseguirá ter acesso a nossos produtos nos próximos dez anos", disse o executivo.

 

Veículo: O Estado de São Paulo
 

 


Veja também

Indústria é contra a queda na taxa alfandegária

Entidades setoriais argumentam que ainda há capacidade ociosa para atender ao aumento da demanda.   A poss...

Veja mais
Novos negócios mudam perfil do varejo de alimentos

Aquisição do Ponto Frio levou o Pão de Açúcar de volta à liderança no r...

Veja mais
Carrefour: vendas sobem 5,5% no mundo e 40,5% no Brasil

O Carrefour superou as expectativas com uma alta de 5,5%das vendas no primeiro trimestre. As vendas totalizaram € 2...

Veja mais
Pão de Açúcar fechou 2009 na liderança do ranking dos supermercados

O Grupo Pão de Açúcar passou a ocupar em 2009 a primeira posição em faturamento entre...

Veja mais
Cada marca no seu quarto

O Habbo Hotel parece uma ideia de sucesso improvável. Mas grandes empresas parecem especialmente encantadas com a...

Veja mais
Ali, ali

O Zaffari é a única gaúcha entre as 20 maiores redes de supermercados do país. No ano passad...

Veja mais
Gigante à vista

Para enfrentar a concorrência do mercado, as fabricantes brasileiras de brinquedos querem se juntar e formar uma g...

Veja mais
Vonpar inova com garrafa reciclável

Grupo produz primeira embalagem da América Latina com plástico 30% derivado de canaO grupo Vonpar, fabrica...

Veja mais
Roche reforça posição no combate a diabetes

A companhia suíça Roche Diagnóstica anunciou, na terça-feira, a compra da empresa israelense...

Veja mais