CNDL diz que 56,8% dos consumidores comprarão ao menos um item para o Reveillon e lojistas devem aproveitar período de troca dos presentes natalinos
São Paulo - Passado o período natalino, os varejistas precisam se concentrar na perspectiva de elevar as vendas ligadas ao Ano Novo, já que 56,8% dos brasileiros pretendem fazer algum tipo de compra para o evento. O dado faz parte de uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e aponta que a tendência de vendas se soma ao período de troca dos presentes de Natal, fator que impulsiona o consumidor a ir as lojas e, quem sabe, comprar mais.
De acordo com a pesquisa, os itens mais buscados serão roupas, calçados e/ou acessórios para usar na passagem de ano - um aumento de 6,3 pontos percentuais em relação a 2015 (50,5%). O levantamento revela, porém, que os gastos com essas compras e também com as comemorações serão menores do que no ano passado: valor médio de R$ 263,06, o que representa uma queda real de 17,4% em relação ao valor declarado em 2015 (R$ 293,56), já considerando a inflação acumulada dos últimos 12 meses. Cerca de 63,9% ainda não sabem o valor que será gasto com a compra.
"Levando em conta que os brasileiros querem comprar, mas gastando menos, a sugestão para os lojistas é que ofereçam opções mais baratas", aconselha a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, ressaltando que muitas pessoas terão de adquirir itens mais em conta, trocando marcas ou encontrando alternativas que pesem menos no bolso. "Portanto, o varejo precisa diversificar nas prateleiras, para que clientes de todos os perfis econômicos possam encontrar aquilo que procuram. A dica é oferecer boas opções de compra, cuidando para que a apresentação dos produtos seja o mais atraente possível, convidando os clientes a entrarem no ponto de venda".
Vai passar onde?
A pesquisa também mostra que oito em cada dez consumidores (82,9%) já decidiram onde pretendem comemorar. A maior parte garante que o Réveillon será em casa (23,5%), mas também há aqueles que pretendem viajar (13,1%) ou passar a virada na casa de outros parentes (12,0%). "Além do varejo, o setor de serviços também pode encontrar oportunidades para obter receita na época de Ano Novo, já que pode oferecer pacotes e promoções em viagens de turismo, passeios e hospedagem", diz.
Paula Cristina e Agências
Fonte: DCI - São Paulo