Varejo comemora o bom desempenho na Black Friday

Leia em 3min 10s

 

O varejo comemorou resultados obtidos na Black Friday, na sexta-feira passada, mas cujos descontos e promoções prosseguiram no fim de semana em muitas lojas. Algumas, inclusive, prolongaram as promoções até amanhã, dia 30. Dados da Serasa Experian, divulgados ontem, informam que as vendas na Black Friday este ano no Brasil subiram 11% em relação a 2015. Foi considerado o dia da promoção em si e o fim de semana subsequente (de 25 a 27 de novembro). Em 2015, o crescimento anual havia sido de 9%. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) foi consultada ontem, mas ainda não tinha um balanço do desempenho do comércio local na Black Friday.

 


Em Sorocaba, mesmo não dispondo de números fechados que possam dar a dimensão do incremento no volume de vendas, o resultado foi considerado positivo por anunciantes da promoção Black Friday do jornal Cruzeiro do Sul, que na sexta-feira fez uma publicação especial com roteiros de compras para os consumidores. Os representantes das empresas ouvidos pela reportagem confirmaram ontem que a iniciativa alcançou "sucesso absoluto" e destacaram que a parceria com o jornal contribuiu para o êxito da campanha.

 


O Extra, um dos anunciantes do Cruzeiro. ficou com o estacionamento do hipermercado do Jardim Santa Rosália lotado nas primeiras horas da sexta-feira, com dificuldades até para se achar uma vaga. A gerência da empresa atestou que a promoção superou as expectativas em nível local. O mesmo disse o representante das Lojas Cem. No Tauste, que inaugurou sua segunda loja em Sorocaba na sexta-feira, em plena Black Friday, o movimento também surpreendeu.

 


O gerente comercial do Santo Supermercado, Gustavo Alves Faulin, disse que "a parceria foi fundamental para o nosso negócio, pois nos possibilitou ter uma visibilidade maior e de qualidade". Falando em nome da Rede Bom Lugar, a gerente de marketing Fernanda Serrano Cecketti afirmou que as 33 lojas (21 das quais em Sorocaba) que compõem a associação supermercadista tiveram bom desempenho nas vendas.

 


Os estabelecimentos, conforme Fernanda, se prepararam e conseguiram oferecer ao consumidor boas ofertas. Um dado destacado pelos lojistas e que chamou a atenção foram filas de espera antes da abertura dos estabelecimentos. "Essa é uma situação vista com mais frequência em saldões varejistas; até por isso, temos certeza de que o sucesso foi pleno", disse Fernanda. A gerente acrescentou que o segmento trabalhou com seriedade e levou ao público promoções verdadeiras. "Sabemos que, infelizmente, o mercado registra situações que comprometem a campanha e prejudicam os clientes. Não é, claro, uma regra geral, mas acontece. Dentro da rede, isso não foi registrado. Tanto assim que o público respondeu e participou".


Ação inédita
Por meio de uma ação inédita, o Cruzeiro do Sul se integrou à campanha Black Friday e ofereceu aos seus anunciantes descontos de até 50% para inserção de propaganda na publicação especial. Utilizar a abrangência do jornal faz o anúncio chegar diretamente ao público alvo de interesse, conforme a coordenadora de marketing do Cruzeiro, Vanessa Tenor. Segundo ela, a iniciativa contribuiu para otimizar as estratégias e para o incremento das vendas dos clientes.

 


O Cruzeiro do Sul, de acordo com o gerente comercial, Edson Mário, apostou no potencial do mercado e buscou atender às expectativas daqueles que o prestigiam. "Nossa proposta foi levar o melhor ao cliente, produzindo conteúdo de qualidade e, fundamentalmente, valorizando o leitor, o assinante". Edson Mário destacou que o caderno publicado resultou da união da equipe de profissionais e da integração ao projeto. "Ficamos satisfeitos em ter dado aos leitores, assinantes e parceiros um produto de qualidade e colaborado para que a Black Friday alcançasse o sucesso que alcançou."

 


Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


Veja também

Diminui o número de endividados

Os consumidores tiveram o menor nível de endividamento este mês desde 2012. A porcentagem de família...

Veja mais
Exportação de material genético avícola à Ásia

O Brasil abriu mais um mercado para exportar ovos férteis e pintos de um dia. O governo da Malásia comunic...

Veja mais
Número de famílias endividadas cai no Brasil

Rio - Os consumidores brasileiros ficaram menos endividados e inadimplentes na passagem de outubro para novembro, segund...

Veja mais
IGP-M tem queda em novembro

Por outro lado, índice acumula alta de 6,6% nos primeiros 11 meses do ano   São Paulo - O Ín...

Veja mais
Índice de endividamento é o menor desde julho de 2012, diz CNC

Do G1, em São Paulo   Percentual de famílias endividadas é de 57,3% em novembro. Em outubro,...

Veja mais
Governo vai apoiar comercialização

  O Ministério da Agricultura negociou a aplicação de até R$ 150 milhões para a...

Veja mais
Décimo terceiro de aposentados vai injetar R$ 350 mi no Pará

Por: O Globo   Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão recebend...

Veja mais
Confiança do consumidor avança 4,1%

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) se recuperou da leve queda sofrida em outubro e registrou avan&c...

Veja mais
Agronegócio brasileiro cresceu 3,43% em oito meses

Brasília - O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 3,43% nos primeiros oito meses ...

Veja mais