Preços no atacado recuam e taxa do IGP-M prévio aponta desaceleração

Leia em 2min 10s

A queda de preços de commodities agrícolas e industriais no atacado provocou a desaceleração da segunda prévia do Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M) de 0,72% para 0,65% de novembro para dezembro. Esse cenário pode perdurar por um tempo, o que deve beneficiar os próximos resultados dos IGPs - cuja taxa anual deve encerrar 2014 abaixo de 4%, resultado inferior ao de 2013, quando a taxa ficou acima de 5%. Até a segunda prévia de dezembro, o IGP-M acumula alta de 3,72% em 12 meses. A possibilidade de continuidade na alta do dólar, que puxa para cima preços de importados e de commodities no atacado e que representa 60% do total dos IGPs, pode, no entanto alterar o cenário.

O setor atacadista foi o grande responsável pela taxa menor da segunda prévia anunciada ontem, afirmou o superintendente-adjunto de inflação do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV), Salomão Quadros. Beneficiada por soja, bovinos e aves mais baratas, a inflação das matérias-primas brutas agropecuárias atacadistas diminuiu de 5,09% para 1,21% entre novembro e dezembro e foi um dos principais fatores que levaram à desaceleração da inflação do atacado como um todo (de 0,93% para 0,71%).

Ao mesmo tempo, entre os insumos industriais, houve intensificação no mesmo período na deflação do minério de ferro (de -4,56% para -5,69%), item industrial de maior peso na formação da inflação atacadista.

"Como os preços do varejo registraram aceleração [de 0,43% para 0,66% de novembro para dezembro], bem como os da construção [de 0,14% para 0,28%], o atacado foi o principal responsável pela taxa menor da segunda prévia", afirmou Quadros, citando os outros dois setores usados para cálculo dos IGPs.

Ao falar sobre a aceleração de preços no varejo, no âmbito da segunda prévia entre novembro e dezembro, Quadros lembrou que a inflação dos alimentos está mais elevada devido ao repasse da alta do preços agropecuários atacadistas aos respectivos derivados no varejo. Isso deve ajudar a puxar para cima a inflação do IPC em 12 meses até o fim do ano. Até a segunda prévia de dezembro do IGP-M, o IPC registra alta de 6,65% - o triplo da inflação atacadista para o mesmo período (2,21%).

Mas os preços das matérias-primas agropecuárias atacadistas não estão subindo mais de forma tão intensa, o que deve ajudar a conter a aceleração de preços no varejo, nos próximos resultados dos IGPs, avaliou o superintendente. "O dólar subindo muito é sempre uma possibilidade de que essa influência apareça nos IGPs, mas acho que, se houver, não será nada muito preocupante", afirmou.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

'IPCA estará em 4,5% em dezembro de 2016'

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, reafirmou ontem que trabalha para trazer a inflação...

Veja mais
Gasolina pesa, mas IPCA-15 não deve furar meta

O impacto remanescente do reajuste dos preços da gasolina nas refinarias e as pressões sazonais típ...

Veja mais
Natal: Compras de fim de ano

O Brasil é o 11º colocado entre as nações com maior gasto per capita em compras de Natal, segu...

Veja mais
Alimentos puxaram alta da inflação varejista em dezembro, diz FGV

Os alimentos e os preços administrados figuram como os grandes vilões da inflação ao consumi...

Veja mais
Movimento no varejo cai 1,1% em novembro, aponta Boa Vista/SCPC

O movimento no comércio varejista do País registrou queda de 1 1% em novembro na comparação ...

Veja mais
Ceia de Natal fica 5,44% mais cara neste ano, aponta FGV

Os brasileiros terão de gastar mais para comemorar o Natal este ano, estimou a Fundação Getulio Var...

Veja mais
Comércio varejista de Pernambuco em ritmo de desaceleração

O comércio varejista não está indo bem em 2014, e não é a passagem de ano que vai mud...

Veja mais
Preço da ceia de Natal sobe 5,44%, de acordo com pesquisa do Ibre-FGV

Pesquisa divulgada hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Veja mais
Preços do trigo sobem nos últimos dias, mas liquidez segue baixa

As cotações do trigo têm registrado altas no mercado brasileiro, conforme dados do Centro de Estudos...

Veja mais