Lojistas mineiros otimistas para resultados de outubro

Leia em 2min 30s

Faturamento será melhor que o de setembro para 60% dos entrevistados

 



Apesar da queda na atividade econômica em Minas e da expectativa de resultados pouco animadores para este ano, o empresariado da capital mineira ainda permanece otimista em relação às vendas no mês de outubro.  o que mostra a Pesquisa de Opinião do Comércio Varejista de Belo Horizonte, elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG). De acordo com o estudo divulgado ontem, 60% dos entrevistados acreditam que o faturamento de outubro será melhor do que o apresentado em setembro.

Embora positiva, a pesquisa também mostrou que os empresários estão menos otimistas do que em igual período do ano passado (em 2013, 62% dos ouvidos acreditavam que outubro seria melhor do que o mês anterior).

De acordo com a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Luana Oliveira, a cautela dos empresários se deve à percepção atual da economia e também às incertezas em função do ano eleitoral.

"Mesmo com o aumento nas vendas no segundo semestre, os empresários estão cautelosos neste ano, devido ao cenário econômico e ao ano eleitoral. Analisando o cenário, percebemos que o empresário está otimista em relação ao fim do ano, mas cauteloso", afirmou. O levantamento foi realizado com 386 empresários entre os dias 13 e 16 de outubro.

Segundo Luana, esse otimismo também está relacionado ao desempenho do Dia das Crianças, a segunda data mais importante do semestre, atrás apenas do Natal. "Ainda não saíram os resultados de vendas referentes à data, mas sabemos que não foram tão boas quanto se esperava. Isso deve refletir na confiança do empresariado em novembro, que deve cair", disse.

Setembro - Em relação ao faturamento no mês de setembro, os empresários avaliaram que as vendas foram melhores nas seguintes atividades econômicas: vestuário (12%), calçados e artigos de viagem (3,7%) e hipermercado e supermercados (2,9%).

Para 74,3% dos entrevistados o faturamento do mês passado foi melhor ou igual ao mês anterior e 97,8% acreditam que daqui a seis meses o faturamento da sua empresa será melhor ou igual ao cenário atual, do total, apenas 2,2% esperam um faturamento menor.

Para vender mais e dispor do estoque, 62,7% dos empresários vão apostar nas promoções neste mês. Em relação aos estoques, 78,2% apontaram que fecharam o mês com no ponto ideal. Para Luana, os estoques estão mais ajustados não em função do aumento das vendas, mas sim da diminuição das compras dos lojistas no período.

"Diante da redução da atividade no geral, os empresários passaram a comprar menos, por isso os estoques estão dentro da normalidade para a época", explicou.

A saúde financeira dos estabelecimentos pesquisados se apresentou estável. Segundo a pesquisa, o fluxo de caixa em setembro foi melhor em relação a agosto para 37,7%. Já em outubro, o índice aumentou para 54,2%.

Já a maioria dos empresários disse que irá manter manter o quadro de funcionários em outubro (81%), apenas 17,4% vão aumentar as vagas para o Natal.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Alta contaminou mais preços dentro do IPC-S, diz FGV

O indicador de difusão do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) atingiu o nível de ...

Veja mais
Unilever tem receita 2% menor no no 3º trimestre

A Unilever registrou receita 2% menor no terceiro trimestre do ano ante igual período de 2013, para 12,2 bilh&oti...

Veja mais
Consumidor projeta taxa de inflação maior no curto prazo

O consumidor deve manter, no curto prazo, expectativas de inflação mais elevada para os próximos me...

Veja mais
Vendas do varejo sobem, após 3 meses em queda

O movimento do comércio aumentou 1,3% em setembro, comparado com agosto, descontados os efeitos sazonais, de acor...

Veja mais
Preços ao consumidor brasileiro estão mais elevados que no atacado

Segundo economistas, isso ocorre por conta de uma desaceleração inflacionária maior de produtos ind...

Veja mais
Indústria e comércio fazem setor de serviços desacelerar, aponta IBGE

O setor de serviços segue em desaceleração, provocada pela queda nas atividades industriais e comer...

Veja mais
Carnes, luz e gás puxam prévia da inflação

Gastos com alimentação e habitação concentraram cerca de 60% do custo de vida do mês, ...

Veja mais
Vendas do varejo crescem 0,2% em setembro, segundo IDV

As vendas reais no varejo cresceram 0,2% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ...

Veja mais
Estiagem que dói no bolso

Falta de chuvas já se reflete nos preços de alimentos, como o café, que subiu 60% no atacado &ldqu...

Veja mais