Indústria e comércio fazem setor de serviços desacelerar, aponta IBGE

Leia em 2min 30s

O setor de serviços segue em desaceleração, provocada pela queda nas atividades industriais e comerciais. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que o segmento cresceu 4,5% em agosto na comparação com igual mês do ano passado. Na avaliação de Roberto Saldanha, técnico do IBGE, o arrefecimento do setor de serviços está relacionado à indústria e ao comércio, pelo fato de as duas atividades demandarem muitos serviços. Em agosto, o IBGE calculou que o comércio recuou 1,1% e a indústria caiu 5,4%, na comparação com igual mês de 2013.

Segundo o instituto, a diminuição da produção industrial tem impactos mais diretos em serviços de informação e comunicação e transportes.

Com o resultado de agosto, o setor de serviços acumulou alta de 6,7% no ano. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nota que crescem as chances de que o segmento apure seu pior resultado anual em 2014. No acumulado em 12 meses até agosto, as receitas de serviços acumularam alta de 7,4%, patamar mais baixo desde o início da série histórica da PMS, em janeiro de 2013.

Os serviços de informação e comunicação subiram 1,7% em agosto ante igual mês do ano anterior, após alta de 2,1% em julho, na comparação interanual. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio tiveram alta de 3,2% em agosto, na comparação interanual, depois de crescerem 4,6% em julho.

"Há um menor consumo de telecomunicações e, principalmente, no transporte de cargas, por parte das empresas da indústria. Observamos um maior controle dos custos por parte da indústria, o que tem forçado as empresas de transporte a reduzirem seu frete. Se faziam o serviço por R$ 100, agora, o fazem por R$ 70", disse o especialista do IBGE.

Saldanha destacou que o comércio também tem impacto sobre o setor de transporte, mas em uma intensidade menor, pois a indústria é o maior cliente desse tipo de serviço. O comércio tem maior peso sobre serviços técnicos profissionais, publicidade e propaganda.

Os serviços prestados às famílias cresceram 9% em agosto na comparação com igual mês do ano anterior, após alta de 5,4% em julho. "Com a inflação menor, as pessoas tendem a consumir mais. São serviços que as famílias vão consumir se tiverem renda disponível. Então, o efeito da inflação menor propiciou a procura por esses serviços", afirmou Saldanha.

Entre julho e agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) teve alta de 0,25%, ficando bem abaixo das taxas observadas no primeiro semestre, quando na maior parte dos meses esteve acima de 0,5%.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares subiram 7,9% em agosto ante igual mês de 2013, depois de avançar 7%. O segmento outros serviços - que inclui atividades imobiliárias, de manutenção, entre outros - subiu 10,6% em agosto, ante a igual mês de 2013.




Veículo: Valor Econômico


Veja também

Preços ao consumidor brasileiro estão mais elevados que no atacado

Segundo economistas, isso ocorre por conta de uma desaceleração inflacionária maior de produtos ind...

Veja mais
Carnes, luz e gás puxam prévia da inflação

Gastos com alimentação e habitação concentraram cerca de 60% do custo de vida do mês, ...

Veja mais
Vendas do varejo crescem 0,2% em setembro, segundo IDV

As vendas reais no varejo cresceram 0,2% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ...

Veja mais
Estiagem que dói no bolso

Falta de chuvas já se reflete nos preços de alimentos, como o café, que subiu 60% no atacado &ldqu...

Veja mais
Preços em São Paulo registram leve aceleração em outubro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, r...

Veja mais
Prévia do IPCA de outubro deve mostrar desaceleração

Depois da surpresa com a inflação em setembro, que superou o teto das expectativas, os economistas esperam...

Veja mais
Faturamento do setor atacadista cai 3,9%

Na melhor das hipóteses, empresas instaladas em Minas deverão fechar o ano sem crescimento, prevê a ...

Veja mais
Preço da soja não deve mais sofrer quedas significativas

Supersafra dos EUA está precificada, e dólar em alta melhora rentabilidade Desde a projeção...

Veja mais
Vendas do varejo caem na 1ª quinzena

As vendas do comércio varejista na cidade de São Paulo na primeira quinzena deste mês ficaram, em m&...

Veja mais