AmBev negocia mais cedo reajuste do preço da cerveja

Leia em 3min 10s

Bebidas: Verão quente e comsumidor com mais dinheiro no bolso permitem antecipar aumentos

 

Um verão de derreter é o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a maioria das regiões do país, com poucas exceções. Nada mal para a indústria de cervejas, que concentra entre novembro e abril - o "verão expandido" - 60% das vendas anuais. No embalo dessas previsões e também otimista com a Copa do Mundo de Futebol de 2010 e, principalmente, com o comportamento do consumidor de cerveja até agora, as fabricantes nacionais do setor querem tirar o atraso na estação mais quente do ano, inclusive no que diz respeito a preços. Por isso, a Ambev, líder do mercado com 70% das vendas, já prepara seus reajustes.

 

"A AmBev passou o reajuste mais cedo este ano, que deve ficar entre 6% e 8%, dependendo da marca", diz Emílio Bueno, diretor da rede Econ, com cerca de 30 lojas em São Paulo. "Para minimizar o impacto dessa alta, a indústria está até propondo um aumento escalonado, de 3% a 4% agora e mais 4% em janeiro ", diz o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados, (Apas), Martinho Paiva Moreira, referindo-se à AmBev.

 

Um diretor de uma grande rede varejista também confirmou os mesmos percentuais de reajuste. "A alta vai de 6% a 8% e já deve se refletir sobre o preço da cerveja no fim de semana do dia 20 de novembro", disse o executivo. Para bares, restaurantes e distribuidoras consultados pelo Valor, o aumento médio proposta pela cervejaria líder do mercado nacional é de 6%.

 

A AmBev, entretanto, informou em nota ao Valor, que "até o momento, em 2009, seus preços têm sido ajustados em linha com a inflação e que entende inapropriado emitir comentários adicionais a respeito tendo em vista a proximidade da divulgação de seu resultado trimestral". A companhia divulga amanhã o balanço financeiro do terceiro trimestre do ano. O Valor apurou junto a fontes da empresa que a AmBev pretende fazer um aumento médio entre 4,5% e 5%.

 

As demais cervejarias, segundo varejistas, devem fazer reajustes em linha com o percentual adotado pela AmBev. A Schincariol disse que "não comenta sua estratégia de preços". Petrópolis e Femsa não se pronunciaram.

 

"Um reajuste de 6% a 8% é muito alto, mas vem para compensar os aumentos contidos que as indústrias aplicaram nos anos anteriores", diz Adalberto Viviani, consultor especializado no mercado de bebidas. Tradicionalmente, a indústria de cervejas brasileira faz um realinhamento de preços todo final de ano, no início do verão.

 

No ano passado, em meados de dezembro, a AmBev fez uma correção em seus preços de 5,4%, que foi seguida pela maior parte dos concorrentes.

 

Nos últimos 12 meses, a inflação medida na Região Metropolitana de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), foi de 8,4%. "O consumidor está com dinheiro no bolso e as cervejarias estão contando com isso para aumentar sua rentabilidade. O calor e a Copa do Mundo só devem reforçar ainda mais esse posicionamento de preços", explica Viviani.

 

O varejo, também acreditando que o consumidor deverá absorver esse reajuste sem problemas, planeja repassar o reajuste para o preço final da cerveja.

 

Até o final de setembro, o mercado cervejeiro vinha se mostrando promissor, segundo dados da Nielsen. Nos nove primeiros meses do ano, o mercado movimentou 6,313 bilhões de litros da bebida, o que gerou um faturamento de R$ 25,535 bilhões. Os números estão 3,6% acima do volume registrado em 2008 nesse mesmo período e 8,7% acima da receita.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Leveza de intenções

Depois de colocar chá nos iogurtes, a Batavo está ampliando sua linha Pense Light com a bebida em si pront...

Veja mais
Nestlé e Danone se enfrentam por mercado de água mineral no país

Bebidas: Diante da saturação do consumo na Europa e nos EUA, múltis apostam no Brasil  A pequ...

Veja mais
Suco mais barato e concentrado

Isael Pinto, presidente da General Brands, que produz sucos em pó e prontos para beber, já detectou o pote...

Veja mais
Um brinde para dois mundos

Para comemorar 40 anos de atuação no Brasil, a vinícola chilena Concha y Toro lança ró...

Veja mais
De pai para filho,de filho para neto,de neto para...

Só 4% das empresas chegam à quarta geração. Saiba como a Ypióca, com 163 anos, alcan&...

Veja mais
Comary investe para alcançar classes A e B

Tradicionalmente conhecida por fabricar bebidas de apelo popular como a catuaba Selvagem, carro-chefe que vende 300 mil ...

Veja mais
Água no chope

O Brasil vai ter de importar mais cevada do que o habitual para abrandar a sede de cerveja do róximo verão...

Veja mais
Molson Coors

Os consumidores americanos, canadenses e britânicos beberam 2,9% menos cerveja da Molson Coors no terceiro trimest...

Veja mais
AmBev é removida do índice de sustentabilidade da Nasdaq

A AmBev foi removida ontem do Índice de Sustentabilidade Global 50 Nasdaq OMX CRD, que reflete compromissos das e...

Veja mais