Nestlé e Danone se enfrentam por mercado de água mineral no país

Leia em 3min 40s

Bebidas: Diante da saturação do consumo na Europa e nos EUA, múltis apostam no Brasil


 
A pequena Bundanoon, na Austrália, acaba de se tornar a primeira cidade do mundo a banir a venda de água mineral em garrafas de plástico. Quem tiver sede no município de 2 mil habitantes, vai ter de tomar água de torneira ou vendida em garrafas de vidro. Na Europa e nos Estados Unidos, a patrulha contra a água mineral em garrafas plásticas também vem fazendo barulho. Embora encontre espaço na mídia, o alarde dos ecologistas ainda não foi suficiente para fazer esse bilionário mercado encolher.

 

O comércio de água mineral nos países da Europa Ocidental, por exemplo, deve fechar o ano com vendas de 57,7 bilhões de litros, com crescimento de 1,47% - segundo a Euromonitor. Nos EUA, conforme o mesmo instituto, 2009 deve fechar com um volume 0,81% menor que o do ano passado. Mesmo assim, serão 30,6 bilhões de litros até o fim de dezembro.

 

Por aqui, o ainda singelo mercado de 2 bilhões de litros (Nielsen) vem atraindo gigantes mundiais do setor, como Nestlé e Danone - que fogem da saturação dos mercados americano e europeu. As duas multinacionais são as protagonistas de uma disputa no mercado de água mineral que, segundo a Nielsen, cresceu 10% em volume e 14,7% em faturamento nos nove primeiros meses do ano.

 

"O brasileiro toma em média 20 litros de água mineral por ano. Na Argentina, essa média é de 70 litros; na Itália e na França são 150 e 160 litros", diz Edson Ebizawa, diretor de Nestlé Waters no Brasil. A empresa, que no ano passado comprou uma fonte em Águas de Santa Bárbara, investiu (incluindo a aquisição) R$ 70 milhões nas instalações e no lançamento da marca Pureza Vital, que substitui Aquarel nos estados do Sudeste, onde a empresa limita sua atuação. A linha de fabricação da Nestlé México foi trazida para Santa Bárbara e a comercialização da nova marca foi iniciada em setembro. A nova fonte é a maior em vazão em relação às outras duas de propriedade da companhia no Brasil (São Lourenço, no sul de Minas Gerias, e Petrópolis, no Rio de Janeiro). "A meta em um ano é ser o líder em águas na região Sudeste", diz o diretor. Para isso, a empresa, que é dona das famosas Perrier e Panna, terá de atropelar a Crystal, da Coca-Cola, líder em São Paulo, com 27% das vendas. A marca, lançada em agosto em Minas e no Rio, tem 3% e 1% das vendas nesses Estados, respectivamente.

 

Já a Danone, dona de marcas como Evian e Volvic, quer repetir o sucesso do iogurte Activia com sua água Bonafont, vendida somente no Estado de São Paulo. Tanto é que está lançando o desafio Experiência 15 Bonafont, que convida as pessoas a desenvolverem o hábito de beber dois litros de água por dia. Para participar, o consumidor se inscreve no site da marca e informa, durante os 15 dias seguintes, quanto consumiu de água e os códigos das embalagens da água. O consumidor ganha o download de músicas e recebe mensagens via SMS para não se esquecer de tomar água. A ideia é reforçar o conceito de que Bonafont, por ter menos sódio, seria uma água mais leve que as concorrentes o que, portanto, facilitaria a tarefa de tomar os dois litros diários recomendados.

 

Não é por acaso que as três multinacionais que atuam em água mineral no Brasil concentram suas vendas entre São Paulo, Rio e Minas e também nos formatos descartáveis (garrafas pet). O Sudeste concentra 57% das vendas no país e as garrafas de até 5 litros dominam 80% do faturamento - embora 60% do mercado em volume seja comercializado em galões de 20 litros, com entrega em domicílio. "Esse mercado do garrafão é essencialmente regional", explica Ebizawa, da Nestlé Waters. Isso porque a rentabilidade desse comércio é limitada pela logística. Caso o mercado consumidor esteja a mais de 300 quilômetros da fonte (para venda em galão retornável) e a 150 quilômetros para garrafas descartáveis, a margem de lucro cai tanto que o negócio não compensa.
 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Suco mais barato e concentrado

Isael Pinto, presidente da General Brands, que produz sucos em pó e prontos para beber, já detectou o pote...

Veja mais
Um brinde para dois mundos

Para comemorar 40 anos de atuação no Brasil, a vinícola chilena Concha y Toro lança ró...

Veja mais
De pai para filho,de filho para neto,de neto para...

Só 4% das empresas chegam à quarta geração. Saiba como a Ypióca, com 163 anos, alcan&...

Veja mais
Comary investe para alcançar classes A e B

Tradicionalmente conhecida por fabricar bebidas de apelo popular como a catuaba Selvagem, carro-chefe que vende 300 mil ...

Veja mais
Água no chope

O Brasil vai ter de importar mais cevada do que o habitual para abrandar a sede de cerveja do róximo verão...

Veja mais
Molson Coors

Os consumidores americanos, canadenses e britânicos beberam 2,9% menos cerveja da Molson Coors no terceiro trimest...

Veja mais
AmBev é removida do índice de sustentabilidade da Nasdaq

A AmBev foi removida ontem do Índice de Sustentabilidade Global 50 Nasdaq OMX CRD, que reflete compromissos das e...

Veja mais
SDE investiga "litrão" da AmBev

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Direito Econômico (SDE), instaurou processo admin...

Veja mais
SDE abre processo contra a AmBev por causa do ''litrão''

A Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, abriu ontem um novo processo admi...

Veja mais