Krug Bier prevê crescimento de 10%

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Atualmente, a fábrica produz 200 mil litros de cerveja e chope por mês




A tradicional cervejaria belo-horizontina Krug Bier, conhecida por fabricar a cerveja Áustria Bier e o chope Krug Bier, comemora 15 anos de atividades em setembro. Com um restaurante para 300 pessoas e uma fábrica com capacidade de produção de 200 mil litros por mês, a expectativa é de crescimento nos ganhos de 10% até o final do ano.

Fundada em 1997, no bairro Belvedere, região Centro-Sul da Capital, a cervejaria funcionava no estilo brewpub, bar que produz o próprio chope. Na época, os 20 mil litros produzidos por mês eram suficientes para atender ao público. Com a implantação do primeiro serviço delivery de chope da cidade, os sócios viram a necessidade de ampliar o processo de fabricação.

Atualmente, a fábrica de dois mil metros quadrados, instalada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), produz 200 mil litros de cerveja e chope por mês. A cervejaria ainda se encaixa no estilo micro por produzir somente 24 mil hectolitros por ano. As duas marcas são distribuídas para mais de 150 pontos de vendas na Capital e outras cidades mineiras, principalmente Montes Claros (Norte), Formiga (Centro-Oeste), Barbacena (Central), Divinópolis (Centro-Oeste), Pará de Minas (Central) e Ipatinga (Rio Doce).

As cervejas da marca Áustria estão em várias redes de supermercados regionais, como Epa, Mart Plus, Super Nosso, Carrefour, Wal-Mart, Sam´s Club, redes de padarias e lojas de conveniência e em diversos bares e restaurantes da RMBH. Fora do Estado, a empresa está investindo em pontos de venda em Vitória, no Espírito Santo. O sócio promete ainda a expansão dos pontos de venda de cervejas especiais para cidades como Rio de Janeiro e São Paulo para o ano que vem.

Espaço maior - Segundo um dos sócios e fundadores, o austríaco Herwig Galgn, a planta atual já atingiu o limite da capacidade de produção e não suporta ampliação. Este é o motivo encontrado pelo empresário para a previsão de crescimento do faturamento de apenas 10%, ante ano passado. Em 2011, os ganhos tiveram alta de 20%, em relação ao exercício anterior. "Estamos consolidando nossos resultados e, por enquanto, não temos como crescer mais. Isso explica porque nossas previsões de crescimento diminuíram", afirma.


Diante disso, a Krug Bier está procurando um novo espaço para instalar sua fábrica, de, no mínimo, 20 mil metros quadrados, na região Sul da Capital. O requisito mais importante para a escolha do terreno é a qualidade da água no local, já que isso influencia na excelência do produto. "Além disso, queremos um local que facilite a nossa logística e que possa ser visitado pelo público", aponta. O investimento deve girar em torno de R$ 10 milhões.


Produção usa ingredientes importados


A Krug Bier é responsável pela produção de cinco tipos de cerveja, da marca Áustria e seis tipos de chope, que levam o nome Krug Bier. Os produtos mais vendidos pela empresa atualmente são os chopes crystal e golden ale e as cervejas do tipo pilsen e weiss. O processo produtivo inclui ingredientes importados da Alemanha e República Tcheca. A fermentação dura, em média, três semanas, enquanto as cervejas comuns gastam cerca de dez dias.

Um dos sócios e fundadores da cervejaria, Herwig Galgn diz que toda a tecnologia e técnicas de produção são importadas da Áustria, onde a família produz cerveja premium europeia há 300 anos. "As nossas receitas demandaram mais de dois anos de estudo, com exigentes técnicas de produção de cervejas especiais de puro malte, adaptadas ao paladar do brasileiro e ao clima tropical do país. Todas seguem a tradicional ‘lei de pureza da Baviera’, que determina que a cerveja deve ser produzida utilizando-se apenas água, malte de cevada e lúpulo", esclarece.

Para o próximo ano, além de um novo local para a instalação da fábrica, Galgn pretende lançar novos produtos para o restaurante, localizado no bairro São Pedro, na região Centro-Sul. Sem revelar detalhes, o sócio garante novidades para o cardápio. "Todo ano fazemos uma adaptação dos nossos petiscos e pratos. Nosso cardápio ganhou versão no Ipad e Iphone este ano. Para 2013, vamos lançar novas cervejas e chopes", garante.

Para Herwig Galgn, a receita para sobreviver 15 anos no mercado inclui o diferencial dos produtos. "Nunca pesamos o valor da mercadoria, mas sim a qualidade. A insistência em mostrar um bom produto foi o que nos consolidou no mercado", comenta. Segundo ele, a maior dificuldade das microcervejarias é a alta carga tributária. "Nós pagamos mais carga tributária que as grandes cervejarias. Das 26 cervejarias que funcionavam há 15 anos na cidade, só sobreviveram três", atesta.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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