Ex-estagiário troca gravata por suco de caixinha

Leia em 2min 20s

Presente em 3.000 pontos de venda, empresa do bem mira expansão no NE

Marketing e política despojada de trabalho são as principais armas do empresário no setor, dominado por gigantes

   
Sucos integrais envazados a vácuo numa caixinha longa vida de cor e ilustração atraentes. Na embalagem, frases indicam a estratégia de marketing para ganhar mercado entre grandes companhias de bebidas, como a Coca-Cola e a Maguary/Dafruta.

Essa é a receita do empresário Marcos Leta, 29, fundador da empresa do bem (em minúsculas, mesmo), fabricante de sucos sem açúcar ou aditivos químicos. Com sede no Rio, é formada por "jovens cansados da mesmice".

Nascida de uma insatisfação com a qualidade das bebidas prontas à base do néctar das frutas, a empresa se associou em 2009 à gigante Tetra Pak e lançou o primeiro suco integral longa vida no país. A inspiração veio de empresas dos EUA e da Europa.

"Comecei a pensar na do bem quando chegava em casa, depois do trabalho, e ia para uma casa de sucos porque não queria tomar aqueles cheios de açúcar, néctar ou reconstituídos. Pesquisei e cheguei ao projeto atual."

Os recursos para o início da empreitada vieram da venda de um apartamento e de um carro, além de empréstimos de amigos e familiares.

Até agora não foi preciso recorrer a bancos para financiar o projeto e sua expansão.

Presente em 3.000 pontos de venda no Sudeste, no Sul e em Brasília, a sucos do bem planeja entrar no Nordeste.

Leta diz que, para a expansão, vai usar 6% do faturamento anual da empresa, sem revelar o valor. A meta é estar em todo o Nordeste até o fim de 2013 e atingir o país inteiro em 2014, com 20 mil pontos de venda.

SEM GRAVATA

Ex-estagiário do banco Votorantim, em São Paulo, Leta abandonou a gravata e a emoldurou. Todo novo funcionário -30 atualmente- é convidado a fazer o mesmo com um objeto de que não gostava no emprego anterior.

No escritório -uma pequena sala de um prédio em Ipanema, zona sul do Rio-, decorado com grama e uma laranjeira sintéticos, há um espaço só para os tais objetos.

Às sextas os funcionários podem ir de sandálias. É o chamado "Havaianas Day".

Para o empresário, o seu maior rival é o refrigerante, pois sucos são subprodutos das grandes companhias.

As frutas usadas nos sucos do bem vêm de 12 fazendas no interior de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Elas são processadas nos locais e o suco é refrigerado e armazenado à vácuo. Na madrugada, um caminhão leva para o envaze, em Guarulhos (SP).

Na fábrica, segundo Leta, o líquido é pasteurizado uma única vez para garantir a qualidade e a pureza, e embalado à vácuo na caixa longa vida. Contra o processo só pesa o prazo de validade menor do que o dos concorrentes: quatro meses.



Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Vinho importado da Austrália pode desaparecer do Brasil

Produto pode sumir caso salvaguardas contra as bebidas importadas sejam aprovadas pelo governo brasileiro Eles mal cheg...

Veja mais
Pernambuco terá meio bilhão da Petrópolis

A fabricante de bebidas Petrópolis, dona da cerveja Itaipava, anuncia hoje a construção da sua sext...

Veja mais
Nos emergentes, Diageo cresce 15%

A Diageo, maior fabricante mundial de bebidas destiladas, registrou aumento de 6% da receita líquida no mundo no ...

Veja mais
Heineken cresce no mercado premium

Entre fevereiro e julho, a participação da cerveja Heineken no Brasil passou de 0,3 ponto percentual para ...

Veja mais
Campari lança OldEight Coco para mercado nordestino

Produto foi criado após pesquisa com os consumidores da região, que têm o costume de beber uí...

Veja mais
Heineken aumenta fatia em cervejaria asiática

A Temasek Holdings, companhia de investimentos do governo de Cingapura, vendeu a participação de 1,4% na c...

Veja mais
SP reduz ICMS de suco de laranja

Em razão da crise no setor de suco de laranja, o governo de São Paulo reduziu a base de cálculo do ...

Veja mais
Mercado de água de coco já supera o de bebidas energéticas no país

Ducoco e Sococo ampliam produção para ganhar participação num segmento de 65 milhões ...

Veja mais
Cresce a demanda por cerveja especial

Produção mineira de bebidas deverá fechar o segundo semestre com expansão de 8%, prevê...

Veja mais