Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados

Leia em 2min

Procura deve ser 5% maior do que em 2023

 

O pré-Carnaval já está agitando cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, ondem mais de 300 blocos desfilaram no final de semana. Esse movimento nas ruas acaba impulsionando o consumo de bebidas alcoólicas – e os supermercados esperam surfar essa onda e ter aumento de 5% nas vendas no período em relação ao ano passado.

 

Segundo levantamento realizado pela Kantar, a projeção de crescimento na venda de bebidas nesse período será de 5%, em comparação ao mesmo período de 2023. O faturamento pode atingir o total de R$ 1 bilhão. “Os supermercados estão observando essa mudança no comportamento dos consumidores. Colocando as bebidas prontas para consumo, digo, geladas, assim conseguimos recuperar esses clientes e fidelizá-los para além do carnaval” , afirma Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ).

 

O estudo ainda evidencia um novo crescimento no pós-pandemia. Entre 2021/22 até o período de 2022/23, o consumo de bebidas subiu 26%, passando o gasto médio de R$ 90 para R$ 113, mas puxados pelos produtos não alcoólicos como energéticos (+64%) e água mineral (+37%).

 

Adultos na faixa entre 18 e 29 anos foram os maiores consumidores nesse período, com um aumento de 41%, enquanto o público das classes A, B e C aumentaram em 15% o seu consumo. Super e hipermercados lideram em disparada o local de vendas dessas bebidas, com 34% do “bolo”, seguido por ambulantes com 24% e bares com 21%.


Carnaval em números

Segundo a Riotur, o carnaval de rua do Rio de Janeiro terá um total de 453 desfiles. O Centro será a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). Na edição 2024 da folia, o número de megablocos passou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.
Além disso, 15 mil ambulantes foram cadastrados e estão aptos a venderem seus produtos durante os festejos que acontecerão em praticamente todas as regiões da cidade. Mesmo assimm, há bastante espaço para os supermercadistas atraírem os consumidores e aproveitarem o período.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Carnaval aquece as vendas de bebidas nos supermercados

Procura deve ser 5% maior do que em 2023   O pré-Carnaval já está agitando cidades como Rio ...

Veja mais
Consumo do café no Brasil registra um aumento de 1,64% em 2023

ABIC divulga dados que apontam um aumento significativo no consumo do produto no país   A Associaç&...

Veja mais
Empresa do ramo lácteo anuncia novo presidente

Luiz Cláudio Lorenzo assumiu a presidência da Piracanjuba agora em janeiro; executivo ocupava a vice-presid...

Veja mais
Supermercadista: você é corresponsável pelo café que vende!

É importante que o varejo alimentar compre café com o Selo de Pureza e Qualidade da ABIC; saiba como funci...

Veja mais
Reservado Concha Y Toro inova e lança sua linha suave

Marca aposta em vinhos suaves e apresenta sua linha com selo termoativo; segmento é avaliado em R$ 2 bilhõ...

Veja mais
Empresa mobiliza mais de 10 estados em programa de voluntariado

Com incentivo à solidariedade e o bem-estar, colaboradores do Grupo Heineken podem se voluntariar em diversas cau...

Veja mais
Cervejaria abre vagas para mulheres na área de empilhadeiras

Serão cerca de 20 vagas para mulheres que queiram trabalhar no setor do Grupo Heineken em Ponta Grossa (PR); n&at...

Veja mais
Demanda por cerveja sem álcool faz cervejaria ampliar fábrica

Consumo da “zero” cresceu 24% em 2023 em relação ao ano passado   Nos últimos an...

Veja mais
Hoje é Dia da Cerveja! Empresa produtora anuncia novidade

Cervejaria aproveita a data para apresentar o “Mundo da Cerveja”, uma série produzida exclusivamente ...

Veja mais