A Amazon.com revelou um aplicativo para dispositivos móveis e um leitor de cartão de crédito de US$ 10 para negócios com lojas físicas ontem, marcando a investida mais recente da varejista online norte-americana para ampliar sua presença no mundo físico.
A jogada coloca a Amazon contra uma série de rivais, incluindo a startupSquare, que popularizou um dispositivo de pagamentos que permite que negócios de pequeno e médio porte como vans de alimentos, cafeterias e personal trainers aceitem de maneira rápida o pagamento com cartões de crédito e débito.
O novo sistema de ponto de venda, chamado Amazon Local Register, pode dar à Amazon dados cruciais sobre como consumidores dos Estados Unidos compram fora da internet. Mais de 90% das vendas de varejo nos EUA ainda ocorrem em lojas físicas, segundo dados do governo norte-americano.
A Amazon espera cortejar pequenos negócios em parte ao cobrar taxas menores que o PayPal, unidade do eBay, e a Square. Aqueles que se registrarem no programa da Amazon antes de 31 de outubro serão cobrados em 1,75% por cada transação com cartões até janeiro de 2016. Para aqueles que se registrarem depois de outubro, a Amazon levará um fatia de 2,5% de cada transação com cartão, ainda menos que a taxa única de transação de 2,75% da Square e os 2,7% do PayPal.
Banco do Brasil
Os clientes do Banco do Brasil terão a opção de gerar cartões virtuais customizados para compras em sites de comércio eletrônico, nacionais ou internacionais. Os chamados "cartões-espelho" poderão ser criados a partir das necessidades dos consumidores: serão dadas opções para a validade, o limite, a quantidade de transações e a bandeira (Elo, Visa ou Mastercard). Nas compras virtuais ou por telefone, o cliente poderá informar apenas os dados do cartão virtual.
As aquisições feitas pela nova ferramenta, chamada Ourocard-e, continuarão sendo lançadas na fatura do cartão de crédito principal, no caso de uso dos cartões virtuais, ou na conta corrente no caso das ferramentas das bandeiras para compras via cartões de débito, além de contar com os mesmos benefícios e pontuação do programa de fidelidade.
O BB diz que desenvolveu a tecnologia com base em pedidos dos próprios clientes.
Veículo: DCI