Braskem fornecerá plástico verde para os produtos da Tetra Pak

Leia em 2min 10s

A Tetra Pak, líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos, firmou um acordo com a Braskem, maior petroquímica das Américas, para o fornecimento de polietileno de baixa densidade (LDPE), conhecido como plástico verde. Elaborado por meio de cana-de-açúcar, o produto irá compor, a princípio, duas das quatro camadas protetoras que formam as embalagens da Tetra Pak no mercado brasileiro.

Dessa maneira, os recipientes serão compostos por 82% de materiais provenientes de fontes renováveis. A capacidade produtiva da Tetra Pak neste ano deve chegar a 13 bilhões de embalagens, mas esse número deve aumentar no próximo ano com a finalização da duplicação da segunda unidade da empresa no Estado do Paraná.

"Esperamos que até 2020 todas as nossas embalagens sejam 100% sustentáveis. Esse é o nosso grande objetivo e esse acordo com a Braskem nos ajuda a dar um passo a mais em relação a esse projeto", explica o presidente da Tetra Pak do Brasil, Paulo Nigro. A produção dos novos recipientes com plástico verde está programada para começar no início de 2014, na fábrica que a companhia mantém em Ponta Grossa (PR).

De acordo com o presidente da Braskem, Carlos Fadigas, serão produzidas 30 mil toneladas de polietileno de baixa densidade entre 2013 e 2014, sendo que 15 mil toneladas já estão endereçadas à Tetra Pak. "Parte da nossa produção já está comprometida com a Tetra Pak, mas acreditamos que depois dessa entrega teremos um adicional para comercializar com o resto do mercado", afirma Fadigas.

Apesar de não divulgar os investimentos, o presidente global da Tetra Pak, Dennis Jönsson, afirmou que a empresa investe, anualmente, 4% do seu faturamento na área de inovação. "São, aproximadamente, 400 milhões de euros nessa área e escolhemos o Brasil para receber esse projeto piloto com plástico verde. Vamos esperar os resultados obtidos aqui para estudar uma possível expansão dessas embalagens, primeiro, para o resto do continente americano e, depois, para o resto do mundo", ressalta Jönsson.

As expectativas para a implantação das novas embalagens são positivas, apesar das mudanças que afetaram o Brasil nas últimas semanas. "Observamos que a situação econômica do País ainda é muito boa se comparada a outras economias e a oferta de empregos segue em alta, o que acaba estimulando o consumo. Além disso, o dólar deve se estabilizar em um patamar intermediário favorecendo a importação de equipamentos. Por isso, continuamos otimistas e não mudamos nossos planos de investimentos", ressalta Nigro. A duplicação da fábrica em Ponta Grossa (PR) deve ficar pronta em 2014, mesmo período da Copa.



Veículo: DCI


Veja também

Com espaço para crescer mais

Graças ao interesse dos consumidores, produtos orgânicos conquistam cada vez mais espaço nas gô...

Veja mais
Natura lança embalagens com menos plástico

Linha SOU estará à venda em julho. Empresa gastou R$ 100 milhões em maquinárioA Natura lan&c...

Veja mais
Bom exemplo sustentável

As sacolas plásticas nunca estiveram em tal evidência como agora. Recentemente, alguns legislativos e execu...

Veja mais
ABRAS participa, a convite do MMA, de debate sobre Varejo Sustentável, na Semana do Meio Ambiente, no RJ

    "O papel do varejo é muito importante, pois ele é o elo com a sociedade. Todos os di...

Veja mais
Distribuição de sacolas cai 19,59% no Rio Grande do Sul

Para os supermercadistas, redução é explicada pela campanha de uso consciente do produto junto ao c...

Veja mais
Sustentabilidade é pautada por consumidor

As práticas mais percebidas pelo consumidor têm ditado o caminho dos investimentos das empresas em meio amb...

Veja mais
Alimentos ôrganicos atraem brasileiros

Luxo ôrganico Alimentos ôrganicos atraem brasileiros, apesar do preço altoPequeno e vistoso, o setor...

Veja mais
IMA certifica lavoura sustentável em MG

Projeto do governo incentiva os projetos de produção agrícola que não utilizam agrotó...

Veja mais
Walmart divulga metas de economia e consumo de energia renovável

• Walmart Brasil investirá US$ 34 milhões em equipamentos de alta eficiência energética&...

Veja mais