Receita líquida do Grupo Pão de Açúcar sobe 16,2%

Leia em 2min

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) atingiu receita líquida de R$ 19,7 bilhões no quarto trimestre de 2014, alta de 16,2% em relação ao mesmo período de 2013.

 



Segundo relatório da empresa, as vendas de lojas em operação há mais de um ano ("mesmas lojas") subiram 4,3% no intervalo. No segmento alimentar, que inclui os negócios de hipermercados, supermercados e o atacado, as vendas subiram 5,8%. O Assaí registrou expansão de 26,5%. Se excluir a rede Assaí, as vendas das redes Extra e Pão de Açúcar subiram só 0,3% no período.

Ainda conforme a empresa, a receita líquida do grupo em 2014 aumentou 13,3% em 2014, para R$$ 65,5 bilhões. A companhia abriu 212 lojas no ano passado, 84 pontos acima do visto em 2013. Ao analisar a operação não-alimentar do GPA, a Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) cresceu 2,7% no último trimestre do ano - incluindo nesse cálculo, portanto, as vendas natalinas. Ao se excluir o efeito de fechamento de 32 lojas no ano passado, a Via Varejo cresceu 4,4%.

E-commerce


No e-commerce, a união das empresas do Casino, que em junho de 2014 passou a se chamar Cnova, teve resultado positivo. A marca, que acaba de ser considerada a oitava maior do mundo pelo 18º relatório anual Global Powers of Retailing, feito pela consultoria Deloitte com a STORES Media, a alta foi maior.

A Cnova, que inclui ainda a operação da CDiscount no Brasil, se expandiu 144,8% em relação ao ano anterior. Somados aos negócios da atuação on-line e física, o braço não-alimentar cresceu 29%.

Com relação ao relatório da Deloitte, que colocou a Cnova com tanto destaque, a pesquisa identificou as 259 maiores varejistas de todo o mundo, com base em dados públicos das empresas e análises de mercado. O estudo enfocou principalmente a inovação e os dados analisados foram do ano fiscal de 2013 - que terminou em junho de 2014.

Previsões para 2015


O GPA viu desempenho superior ao de muitas empresas do comércio varejista, como um todo. Para a diretora da consultoria Vecchi Ancona - Inteligência Estratégica, Ana Vecchi, apesar de acreditar que 2015 vai ser um ano apertado, o importante é buscar agregar valor a produtos e serviços, e tentar fidelizar o consumidor de maneira inteligente. Só assim a empresa consegue se diferenciar. "2014 foi só clima de pessimismo e isso cansou. Acredito que 2015 vai ser melhor", finalizou ela, ao DCI.



Veículo: DCI


Veja também

Família Diniz reestrutura empresa que aluga imóveis para o Pão de Açúcar

    Veículo: O Estado de S. Paulo  ...

Veja mais
Venda de protetor solar cresce 20% na Rede Giassi

Embalagens maiores e com fator de proteção 30 são as mais procuradas     ...

Veja mais
Super Muffato estima crescimento de 65% na venda de ar condicionado

Com as temperaturas acima dos 30º em todo o país, os consumidores estão buscando formas de amenizar o...

Veja mais
GPA tem estratégia questionada

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Lojista reduz perdas com tecnologia mobile

  Veículo: DCI  ...

Veja mais
Assaí e Cnova melhoram as vendas do GPA

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Abilio prepara captação para elevar fatia no Carrefour

      Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Pesquisa “Global Powers of Retailing” mostra as tendências do varejo e as estratégias das maiores empresas do setor

     Pesquisa aponta as 250 maiores redes varejistas do mundo, com a presença de Lojas Americ...

Veja mais
Redes brasileiras melhoram posição global

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais