Desafio para setor de café é reduzir custos durante alta da matéria-prima

Leia em 2min 20s

 

A indústria de café encontra-se em um dilema. Passa por um período de escassez de matéria-prima, os preços subiram e o país vive uma fase de queda na renda do consumidor. Se não bastasse viver com esses desafios, o varejo -a porta de saída do café para o consumidor- faz uma recomendação que coloca mais um problema na lista dos que o setor já tem.

 

"A indústria tem de rever custos porque o consumidor não tem mais como pagar aumentos de preços." A recomendação é de Sussumu Honda, presidente consultivo da Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Com uma longa experiência no varejo, Honda alerta para o fato de que essa redução de custos visa atender a uma demanda de consumidores "com dinheiro mais curto".

 

Como fazer esse exercício de redução de custos em um momento tão delicado para a indústria? Pensando, responde ele. Uma das saídas é a redução de custos por meio de utilização de mais tecnologia. "Afinal, quem manda no nosso negócio é o consumidor, e ele está com a renda renda comprimida." As vendas de café das indústrias brasileiras movimentam R$ 8,5 bilhões por ano, e os supermercados são responsáveis por 64% desse valor.

 

"É um aperto nas margens das indústrias. Temos de nos reinventar", diz Sydney Marques de Paiva, presidente do café Bom Dia. Essa redução de custos já vem ocorrendo desde o início do ano. E as empresas tendo as margens reduzidas porque os novos custos não são repassados para os consumidores na mesma velocidade, segundo ele.

 

Para Bernardo Wolfson, presidente da Melitta, essa situação trará dificuldades para todos: indústria, varejo e consumidor. "É preciso reduzir custos onde não se agrega valor. O consumidor não pode pagar por algumas das ineficiências do setor", diz ele. Rever as formas de comprar e de entregar o produto deverá estar nessa lista de adequações. "Temos de fazer mais com menos, mas não podemos abrir mão da qualidade", diz Lara Brans, presidente da JDE.

 

Ela acredita que o consumidor possa migrar de produtos mais caros para os mais baratos nesta fase de retração da economia. A JDE deverá sofrer menos, no entanto, com essa mudança de comportamento do consumidor. Ela tem um portfólio mais amplo, permitindo que o consumidor continue fiel à empresa, mesmo com migração para produto de valor menor.

 

Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) diz, no entanto, que o consumidor mostra um comportamento misto neste momento. Ao mesmo tempo em que alguns buscam produtos de menor valor, as cápsulas e os cafés especiais, mais caros, continuam com expansão de venda acima da dos tradicionais.

 

 

 

Fonte: Comarca de Garça


Veja também

ABRAS: classes C e D/E compram mais café torrado, enquanto A/B mais capuccino

De acordo com os dados apresentados, na classe C o café torrado supera o solúvel e o cappuccino, atingindo...

Veja mais
Balanço do Programa RAMA será apresentado hoje no RN

   O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) terá seus resulta...

Veja mais
Fernando Yamada é homenageado pela AGAS

          Da esq. p/ dir. Antônio Longo, Fernando Yamada e Francisco Sch...

Veja mais
ABRAS participa de painel político-econômico da ABAD

      Empresários da cadeia de abastecimento ...

Veja mais
Desafio para setor de café é reduzir custos durante alta da matéria-prima

  A indústria de café encontra-se em um dilema. Passa por um período de escassez de mat&eacut...

Veja mais
Desafio para setor de café é reduzir custos durante alta da matéria-prima

  A indústria de café encontra-se em um dilema. Passa por um período de escassez de mat&eacut...

Veja mais
ABRAS recebe 19º Prêmio Automação da GS1 Brasil

Vencedores 19ª Prêmio Automação da GS1 Brasil      Premia&cce...

Veja mais
Supermercadistas apresentam soluções para aumentar a segurança

  Gestão eficiente da Polícia e investimentos na melhoria urbana podem contribuir na diminuiç...

Veja mais
Vendas de natal: supermercados projetam alta real no final do ano

De acordo com a Pesquisa de Natal 2016 da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor supermer...

Veja mais