Supermercados esperam alta de 14,1% nas vendas de Natal

Leia em 2min 10s

A pesquisa da Abras projetou aumento de vendas de 13,8% para panetones no final do ano

 


Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante o período de festas de final de ano, em relação ao Natal de 2013. A informação faz parte da Pesquisa de Natal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A previsão é um pouco inferior à projeção de vendas do ano passado que tinha ficado em 14,9%.

O superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris, disse que os estabelecimentos do Paraná devem acompanhar a mesma previsão de vendas nacional. ‘’Essa estimativa está baseada nas encomendas de compras dos supermercados’’, explicou. Segundo ele, as vendas de Natal representam de 2% a 3% do total do ano das lojas do setor.

‘’Estamos apostando em um Natal melhor e os supermercados estão mais otimistas em relação a isso’’, destacou. Ele acredita que o consumidor vai deixar de comprar presentes mais elaborados para poder manter a ceia de Natal. O presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, disse que, apesar de a demanda estar um pouco menos aquecida que em 2013, considera a estimativa de crescimento de 14,1% muito expressiva.

A pesquisa da Abras mostra ainda que a cerveja deverá puxar o crescimento das vendas com alta de 16,8%. Além deste produto, também lideram as expectativas de comercialização refrigerante (16,2%), frango congelado (13,7%), pernil (12,2%), peixes congelados (11,2%), bacalhau (8,4%) e peixes frescos (6%).

No grupo de itens típicos da época, o lombo é o que deverá apresentar maior percentual de crescimento de vendas (15,5%) ou 6,5 pontos percentuais superior a 2013. Honda comentou que o lombo vem sendo mais procurado ao invés do pernil com a diminuição do tamanho das famílias e por ser mais fácil de preparar. A pesquisa projetou ainda aumento de vendas de 13,8% para panetones, 13,6% para bebidas natalinas, 13,5% para frutas de época, 11,3% para frutas secas, 10,9% no tender, 10,5% em vinhos nacionais, 10,1% em peru e 9,3% para chester.

As vendas de importados devem crescer 7,7%, valor menor que os 10% registrados em 2013. Segundo Rovaris e Honda, a elevação dos importados é reflexo da alta do dólar. Honda disse que os importados estão de 10% a 20% mais caros.

Os produtos pesquisados que apresentaram maiores variações foram pernil (12,2%), cerveja (12%), lombo (11,8%), refrigerantes (11,6%) e frango congelado (11,3%). Rovaris explicou que pesou na conta a inflação e a alta do dólar.

O Grupo Walmart espera aumento de vendas de 10% em enfeites, 20% em panetones, 10% em aves e 18% em suínos, pernil e lombo. Na rede Condor, a previsão é de aumento de vendas de 20% no Natal.



Veículo: Folha Web


Veja também

Supermercados no Brasil esperam vendas mais modestas no fim de ano

O crescimento de vendas em supermercados de produtos típicos de fim de ano deve mostrar ligeira baixa em rela&cce...

Veja mais
Supermercados relatam maior procura por água

Redes já reportaram à associação do setor que o aumento da demanda se refletiu em alta nos p...

Veja mais
Vendas de supermercados caem 4,86% em setembro

Os números consideram os valores deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Cam...

Veja mais
Supermercados à espera do Natal

O crescimento de vendas em supermercados em 2014 pode passar de 1,9% segundo projeções do setor - o que n&...

Veja mais
Cautelosos, supermercados reduzem estoques para Natal Alimentos

Mesmo com a perspectiva de vendas 14,1% maiores em dezembro, redes diminuem os pedidos a indústrias para evitar f...

Veja mais
Super Muffato estima crescimento de 30% nas vendas de cestas natalinas

As tradicionais cestas natalinas já estão disponíveis nas lojas do Super Muffato para que os client...

Veja mais
Vendas nos supermercados subiram em setembro

As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 2,91% em setembro em relação ao mesmo mê...

Veja mais
Supermercados esperam faturar 14,1% a mais com festas de fim de ano

Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano. ...

Veja mais
Abras: varejistas relatam maior procura por água mineral

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) detectou, por meio de uma consulta com varejistas de S&at...

Veja mais