Vendas nos supermercados subiram em setembro

Leia em 2min

As vendas reais do setor supermercadista registraram alta de 2,91% em setembro em relação ao mesmo mês de 2013, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com agosto deste ano, o indicador aponta retração de 4,86%. Esses índices já foram deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos primeiros nove meses de 2014 houve aumento real de 1,77% nas vendas ante o mesmo período de 2013. Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 9,85% em setembro em relação ao mesmo mês de 2013 e queda de 4,32% sobre agosto.

A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK a pedido da entidade, apresentou alta de 0,9% em setembro em relação a agosto deste ano, passando de R$ 367,88 para R$ 371,17. Na comparação com setembro de 2013, o indicador cresceu 5,28%.

Os produtos com maiores altas em setembro, na comparação com agosto, foram: cebola (8,78%), biscoito cream craker (4,89%) e carne traseiro (3,33%). As maiores quedas foram batata (-6,40%), tomate (-5,19%) e ovo (-3,95%).

A Abras detectou, por meio de uma consulta com varejistas de São Paulo, que a demanda por água mineral cresceu na região em função da atual crise hídrica. O economista da entidade, Flávio Tayra, afirmou que a consulta não levantou dados exatos sobre alta nas vendas, mas disse que as redes supermercadistas confirmam a elevação.

Grandes companhias como o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart já haviam relatado alta nas vendas de água mineral. As companhias destacaram ainda maior demanda por embalagens maiores.

Demanda - Segunda Tayra, algumas redes já reportaram à Abras que o aumento da demanda se refletiu em alta nos preços, mas não há indicadores ainda sobre a variação. A Abras relata ainda que há o temor de cortes de fornecimento de água mineral pelas distribuidoras.

O presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, considerou, porém, que é possível que embaladores e distribuidores de regiões mais distantes da capital paulista venham a se interessar por entregar produto na região no futuro.

"Hoje apenas quem está perto da região fornece o produto porque a relação de custo e benefício não interessa para quem está distante", disse. "No limite, se houver falta e o preço se elevar, passa a ser interessante para fornecedores até de outros estados", ponderou. (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Supermercados à espera do Natal

O crescimento de vendas em supermercados em 2014 pode passar de 1,9% segundo projeções do setor - o que n&...

Veja mais
Cautelosos, supermercados reduzem estoques para Natal Alimentos

Mesmo com a perspectiva de vendas 14,1% maiores em dezembro, redes diminuem os pedidos a indústrias para evitar f...

Veja mais
Super Muffato estima crescimento de 30% nas vendas de cestas natalinas

As tradicionais cestas natalinas já estão disponíveis nas lojas do Super Muffato para que os client...

Veja mais
Supermercados esperam faturar 14,1% a mais com festas de fim de ano

Os supermercados esperam crescimento de 14,1% nas vendas de produtos típicos durante as festas deste fim de ano. ...

Veja mais
Abras: varejistas relatam maior procura por água mineral

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) detectou, por meio de uma consulta com varejistas de S&at...

Veja mais
Supermercados: venda 14,1% maior em 2014

Lombo e tender suínos, além de bebidas, peru e panetone, puxam as vendas para cima no período de Na...

Veja mais
Vendas de supermercados no Brasil sobem 2,91% em setembro sobre um ano antes, diz Abras

As vendas reais dos supermercados no Brasil cresceram 2,91 por cento em setembro ante igual mês do ano passado, e ...

Veja mais
Vendas de supermercados no Brasil sobem 2,91% em setembro sobre um ano antes, diz Abras

As vendas reais dos supermercados no Brasil cresceram 2,91 por cento em setembro ante igual mês do ano passado, e ...

Veja mais
Vendas de supermercados no Brasil sobem 2,91% em setembro sobre um ano antes, diz Abras

As vendas reais dos supermercados no Brasil cresceram 2,91 por cento em setembro ante igual mês do ano passado, e ...

Veja mais