Empresários estão dispostos a investir

Leia em 3min 30s

A convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece ao longo desta semana em Atibaia, tem mostrado que os grandes varejistas do setor não descartam ampliar seus investimentos no País, ainda que a economia esteja fraca. Horst Paulmann, fundador do grupo chileno Cencosud, comentou sobre a possibilidade de aquisições no Brasil. "Estamos sempre de olhos abertos". O empresário considerou, porém, que o foco neste momento é a reestruturação, dizendo que agora os executivos trabalham para implantar melhorias nas marcas.

O Cencosud, com mais de 50 anos de atuação em toda a América Latina, firmou sua atuação no continente através da aquisição de diversos grupos varejistas como supermercados e lojas de departamento e realizou sua última aquisição em 2012, quando comprou todas as unidades da rede Carrefour instaladas na Colômbia.

Paulmann disse não temer a atual situação econômica do Brasil, com queda nas vendas e na confiança dos consumidores. “A economia é como um pêndulo. Temos que conviver com isso e estabelecer estratégias de longo prazo”.

O empresário, que completa 80 anos neste ano, afirmou que pretende conhecer melhor a cultura brasileira para conquistar mais fatias do varejo como fez na Argentina, onde aproveitou os momentos de recessão para se consolidar com a saída dos seus concorrentes mais diretos. No país vizinho, adquiriu nestas ocasiões a Home Depot e as cinco unidades da rede Sam’s Club por US$ 50 milhões. Atualmente, o grupo conta com 27 mil funcionários em todas as unidades argentinas.

No Brasil, o empresário adquiriu o Hiper Barbosa em novembro de 2007, a rede de padarias Perini, Mercantil Rodrigues, Bretas e Prezunic. O total de colaboradores nas unidades de negócio brasileiras é de 35 mil. Durante a palestra na convenção da Abras disse que o “Brasil é um continente e devemos construir nossos negócios para os brasileiros e com eles, com fizemos na Argentina”, concluiu”.

Inaugurações – O vice-presidente de Infraestrutura e Desenvolvimento Estratégico do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Peter Estermann, afirmou no evento da Abras que a companhia continuará investindo em 2015 e declarou que o grupo está comprometido com a expansão por meio da inauguração de novas lojas.

O executivo ressaltou que a expansão em número de lojas acontece nos diferentes formatos de estabelecimentos que a companhia opera e mencionou que a empresa encerrará o ano com mais de 250 lojas no formato de proximidade, que são os minimercados. A maioria dessas lojas será da bandeira Minimercado Extra e algumas do Minuto Pão de Açúcar, disse. "É uma das nossas prioridades de crescimento para o ano que vem, o que significa que este é um negócio que está dando certo", declarou.

Falando a uma plateia de varejistas, Estermann considerou que o cenário econômico atual exige investimentos em melhorias. Ele destacou a necessidade de redução de perdas, balanceamento de estoques e competitividade de preços. Além disso, citou investimentos do GPA em melhora do layout das lojas Extra e Pão de Açúcar. "Mudamos de forma significativa para proporcionar um ambiente mais agradável e oferecer facilidades para clientes", declarou.

Mais opções – O Carrefour Brasil está fazendo um esforço de melhoria de seus hipermercados que envolve reforma de lojas e ampliação do sortimento de produtos. O CEO do grupo Carrefour no Brasil, Charles Desmartis, diz que 50 das 143 lojas da bandeira Carrefour serão renovadas até 2016 num movimento que coloca o Brasil como o segundo país que mais está recebendo investimentos do grupo, depois da França. Até o final de 2014, serão 18 renovações.

Durante a convenção da Abras, Desmartis afirmou que o sortimento de produtos de mercearia dos hipermercados será ampliado em 15% ainda este ano "em quase todas as lojas". Ele disse que a companhia está aumentando a oferta de itens mais sofisticados em hipermercados que atendem a classe C. Como exemplo, citou a criação de uma área para vinhos em loja no bairro de Interlagos, em São Paulo. "Esses conceitos de classes A, B e C são ultrapassados e têm sido questionados por nós com agressividade", afirmou.



Veículo: ACI Franca


Veja também

Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014, estima associação Para 2015, a Associação Brasileira de Supermercados estima que haja elevação de 2,5%

Pressionado pelo baixo crescimento da economia e pela alta da inflação, o setor supermercadista prevê...

Veja mais
Era da automação chega aos supermercados

O setor de supermercados figura entre os que mais crescem no país, com uma expansão de 5,36% em 2013 e uma...

Veja mais
Varejistas se unem por pauta tributária e trabalhista

Associações que representam diferentes segmentos do varejo estão se unindo para, entre outras deman...

Veja mais
Missão comercial estreita relacionamento entre vinícolas brasileiras e mercado

Última edição ocorreu no final de agosto com a vinda de 50 supermercadistas e apresentaç&ati...

Veja mais
Feira movimenta R$ 80 milhõesEvento deverá contar com a participação de lideranças nacionais do setor de supermercados

Considerada a maior feira de negócios do varejo de Mato Grosso do Sul aberta hoje a 24ª Superamas( Feria de ...

Veja mais
Encontro debate mercado da agricultura orgânica

Banca de frutas e legumes orgânicos: especialistas debatem produção e consumo dos alimentos  A...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% em 2014

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgou na última terça-feira (16) que o s...

Veja mais
Consumidor envelhece e não busca apenas remédio no balcão

O mercado de farmácias vem passando por intenso processo de transformação. Após expressivo c...

Veja mais
Abertura de empresas em cinco dias valerá a partir de dezembro

Fim da exigência de certidões negativas e adoção de CNPJ como registro único vã...

Veja mais