Grupo Abras conhece estrutura do varejo francês

Leia em 4min 10s
*Por Marlucy Lukianocenko
De Paris, França
Gruposial
Da esq. p/ dir. presidente da Coop, Antônio José Monte; David de Almeida e Geraldine André Jac  da Ubifrance; presidente do conselho da Abras e da GS1 Brasil, João Carlos Oliveira; superintendente da Abras, Tiaraju Pires, e os membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão
Parte do grupo da Abras presente no Sial 2012, que terminou nesta quinta-feira (25/10), em Paris, França, se reuniu com executivos da Ubifrance, agência de promoção dos produtos franceses ligada ao governo federal, para entender como está estruturado e quais as tendências do varejo francês.

Na sede do órgão, o grupo assistiu uma apresentação da Adida Comercial da Ubifrance Brasil, Géraldine André Jac. Ela explicou que a Ubifrance promove a maior parte das áreas de negócios da França em 80 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil está presente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Em seguida, o chefe de Projetos Setoriais da Ubifrance, David de Almeida, abordou diversos temas, começando pela história do autosserviço no País, que teve início com o primeiro supermercado Goulet Turpin, em 1958, e destacou os dias atuais do segmento e comportamento do consumidor francês, diante da crise mundial, que gasta atualmente 40% de sua renda com moradia e transporte e 13,6% com alimentação no lar.

O varejo atual

Abiocoop
Biocoop:produtos orgânicos com 328 unidades
Apicard

Picard: produtos congelados em 878 lojas pela França

Segundo Almeida, atualmente 50% das compras de abastecimento dos lares são feitas em hiper e supermercados, sendo que o país tem alta concentração, de 60%, entre seis empresas francesas, Carrefour, E Leclerc, Intermaché, Casino, Systema U e Auchan.

No entanto, alguns dos destaques do País estão sendo as lojas especializadas como a rede Grand Frais (só vende produtos frescos e estrangeiros, com 125 unidades), a Picard (de produtos congelados, com 878 lojas espalhadas pela França) e a Biocoop (produtos orgânicos, com 328 unidades). Juntas, em 2011, elas faturaram mais de 2,5 bilhões de euros.

Outro movimento destacado pelo executivo foi a participação do hard discount, que teve seu pico em 2006 e depois reduziu sua participação e registrou certa estagnação na frequência de compras, mesmo assim seu faturamento no ano passado foi de 13,8 bilhões de euros. As principais cadeias são estrangeiras, como as alemãs Lidl, Aldi e Norma, e a espanhola Dia.
O que vem ganhando destaque no País é o supermercado Drive. Auchan, E Leclerc e Carrefour somam quase 400 unidades com serviços diferenciados, no qual o consumidor faz sua compra pela internet e agenda a retirada dos produtos, ganhando agilidade e praticidade. "A estratégia tem ganhado adeptos. Entre 2010 e 2011, a quantidade de lares franceses que aderiram ao Drive passou de 3,8% para 6,9%, com valor médio de desembolso anual de 521 euros", informou Almeida.

De acordo com as estatísticas, a perspectiva é de que em 2015 haverá 2,3 mil lojas oferecendo os serviços e com adesão de 35% dos lares comprando também no Drive, com média de 13 vezes ao ano, contra oito vezes registradas atualmente.

Na prática

Após a apresentação, o grupo - composto por Tiaraju Pires, superintendente da Abras; João Carlos Oliveira, presidente do Conselho da Abras e da GS1 Brasil, e pelos membros da diretoria da GS1 Brasil Paulo Pennacchi e Antonio Carlos Leão; além de Antonio José Monte, presidente da Coop; - seguiu para visitas a lojas de supermercados e especializadas em Paris, acompanhados dos executivos da Ubifrance, para conferir na prática como funcionam alguns dos serviços apresentados.

Foram visitadas: uma loja Picard, que trabalha somente com congelados, seguindo a tendência da praticidade; o supermercado Le Bon Marché, loja premium cujas instalações estão completando 160 anos, e comercializa itens estrangeiros, perecíveis e diversos produtos diferenciados; a loja Fauchon, muito frequentada pelos turistas, traz guloseimas, bebidas, cafés, chás em embalagens sofisticadas; a Biocoop, que comercializa 4 mil itens orgânicos e todos certificados em 300 metros quadrados, e por fim uma das lojas Casino, supermercado de 2 mil metros quadrados e que tem como diferencial o self scan e caixa expresso. Serviços já conhecidos no Brasil, no qual o cliente escaneia os produtos que coloca no carrinho, imprime os valores e paga sua compra.

Veja reportagem completa na próxima edição de SuperHiper.

* Marlucy Lukianocenko é editora da SuperHiper, publicação da Abras

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