Volume de vendas do setor apresenta alta de 3,4% no primeiro semestre

Leia em 2min 20s

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro semestre de 2011, alta de 3,4% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 6,5% (primeiro semestre de 2010 sobre mesmo período de 2009).

 

Todas as cestas apresentaram crescimento, sendo que as que tiveram melhor desempenho em volume de vendas foram as de bebidas alcoólicas, com 8,5%, e perecíveis, com 6,4%. Seguidas das cestas “outros”, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,3%; bebidas não alcoólicas, com 3,9%; higiene e beleza, com 2,9%;  limpeza caseira, com 2,6%; mercearia doce, com 1,9%; e mercearia salgada, com 0,1%.

 

O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 5,1%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, apresentou recuperação com crescimento de 4,5%, em 2010, esse segmento apresentou queda de -6,9% no período.

 

Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao primeiro semestre de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro, com 8,3%, seguida da região Sul, com 5,2%; Nordeste (Ceará até Bahia) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), com 3,9%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 3,7%; Grande São Paulo, com 2,7% e interior e litoral de São Paulo, com 0,5%;

 

 

 

 

Lojas com mais de 50 check-outs apresentam recuperação no volume de vendas no primeiro semestre
 
Checkouts  
 Variação de Volume, Valor e Preço - YTD11 x YTD10 (AMJ)
Base: 134 Categorias de produto - autosserviços Brasil - Fonte: Nielsen / Retail Index
 

 

Com o desempenho no primeiro bimestre, o chocolate passou da 7ª para a 2ª maior contribuição do crescimento geral

 
Chocolate  

Top 10 Crescimentos (variação de volume >3%): Variação de Volume YTD11 x YTD 10 - Total autosserviços Brasil
Ranking: Variação ponderada pela importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen/Retail Index

 

 Fonte: Redação Portal Abras

 


Veja também

Expoecos gera mais de R$ 200 milhões de negócios

Uma das principais feiras do setor supermercadista da região centro-oeste recebeu mais de 15 mil visitantes, entr...

Veja mais
Região Norte volta a ter a cesta de produtos mais cara do País

   No acumulado do ano, o Índice AbrasMercado acumula queda de -2,55%, enquanto o IPCA, apresenta alta...

Veja mais
Abras prevê desaceleração até dezembro

No primeiro semestre as vendas dos supermercados cresceram 4,25%. O crescimento em igual período de 2010 havia si...

Veja mais
Vendas de redes supermercadistas ainda seguem em ritmo acelerado

Maior alta das vendas é refletida pelo aumento dos gastos no orçamento doméstico.   Especial...

Veja mais
Abras: vendas reais subiram em junho

As vendas reais nos supermercados devem manter no segundo semestre taxas de crescimento semelhantes às observadas...

Veja mais
Vendas do setor crescem 4,25% no primeiro semestre

    As vendas reais do setor supermercadista em junho de 2011 cresceram 2,75% em relação a j...

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 2,75%

Alta ocorreu em junho, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume teve desacelera&c...

Veja mais
Supermercados do Distrito Federal vão orientar consumidores sobre a redução do sal

    Da esq. p/ dir: Tadeu Peron (Pres. SindiSuper); Paulo Quilici (Superintendente Asbra); Sussumu Hon...

Veja mais
Presidente da Abras protesta contra a prisão de empresários do setor supermercadista

    Honda: "Não podemos admitir mudanças de lei que punem homens que trabalham...

Veja mais