Vendas dos supermercados crescem 2,75%

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Alta ocorreu em junho, em comparação ao mesmo mês de 2010. Índice de Volume teve desaceleração de 3,4% no primeiro semestre de 2011 

 

Quinta-feira, 28 de julho – As vendas reais do setor supermercadista em junho de 2011 cresceram 2,75% em relação a junho de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com maio deste ano, houve queda de -2,64%. No acumulado do primeiro semestre de 2011, as vendas do setor supermercadista alcançam alta de 4,25%, na comparação com o mesmo período de 2010. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.

 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou queda de -2,49% em junho em relação a maio e alta de 9,65% se comparado com junho de 2010. O acumulado nominal, no primeiro semestre de 2011, cresceu 10,87%, na comparação ao mesmo período do ano passado. 

 

AbrasMercado

 

Em junho, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou queda de -0,18%, em relação a maio deste ano. Já na comparação com junho de 2010, o AbrasMercado apresentou crescimento de 8,46%, passando de R$ 275,91 para R$ 299,24.

 

Os produtos com as maiores altas em junho, na comparação com maio, foram: tomate, com 9,01%; cebola, com 4,02%; e café torrado, com 3,81%. Já os produtos com as maiores quedas foram: batata, com -15,14%; frango congelado, com -5,75%; e sal, com -2,13%.

 

Índice de Volume

 

De acordo com o Índice Nacional de Volume, pesquisado pela Nielsen para a Abras, o autosserviço brasileiro apresentou, no primeiro semestre de 2011, queda de 3,4% nas vendas em volume, em comparação ao mesmo período de 2010, quando a variação ficou em 6,5% (primeiro semestre de 2010 sobre mesmo período de 2009).

 

Todas as cestas apresentaram crescimento, sendo que as que tiveram melhor desempenho em volume de vendas foram as de bebidas alcoólicas, com 8,5%, e perecíveis, com 6,4%. Seguidas das cestas “outros”, que contém principalmente produtos de bazar, com 5,3%; bebidas não alcoólicas, com 3,9%; higiene e beleza, com 2,9%;  limpeza caseira, com 2,6%; mercearia doce, com 1,9%; e mercearia salgada, com 0,1%.

 

O formato de loja que apresentou o maior crescimento de vendas foi aquele que tem entre 1 e 4 check-outs, com 5,1%. O autosserviço com mais de 50 check-outs, apresentou recuperação com crescimento de 4,5%, em 2010, esse segmento apresentou queda de -6,9% no período.

 

Nas regiões do país, todas as áreas pesquisadas registraram aumento no volume vendido. Em comparação ao primeiro semestre de 2010, o maior crescimento aconteceu na região do Grande Rio de Janeiro, com 8,3%, seguida da região Sul, com 5,2%; Nordeste (Ceará até Bahia) e Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal), com 3,9%; Espírito Santo, Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, com 3,7%; Grande São Paulo, com 2,7% e interior e litoral de São Paulo, com 0,5%.


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