Agropecuária pode responder por metade da expansão prevista para 2017

Leia em 3min



São Paulo - Impulsionada pela safra recorde de grãos, que deve superar 220 milhões de toneladas, a agropecuária brasileira pode crescer até 9% em 2017 e contribuir com praticamente metade da expansão prevista para o Produto Interno Bruto (PIB) do País neste ano. De acordo com analistas, lideranças e representantes ouvidos pela reportagem, o setor deve contribuir com 0,22 ponto percentual dentro do incremento de 0,48% esperado para a economia nacional, conforme o mais recente boletim Focus, do Banco Central.



Na avaliação do economista Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria Integrada, o PIB da agropecuária deve crescer 1% no primeiro trimestre e fechar 2017 com alta de 3%, sendo que há viés positivo de até 4%. "É uma variação muito forte e, assim, pode resultar em uma contribuição de 0,22 ponto porcentual (dentro do PIB do País)", avaliou. Pelos cálculos da Tendências, a economia brasileira deve subir 0,7% em 2017, mas tem viés positivo menos intenso, de 0,3%.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) prevê crescimento do PIB brasileiro de 0,6% e do agropecuário de 6% em 2017. "Ao longo do ano o PIB agropecuário deve ter desempenho positivo, mas no primeiro e segundo trimestres deve ser destaque de crescimento", disse o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.



A contribuição do PIB agropecuário é mais robusta no primeiro semestre, graças à colheita e à comercialização da safra de verão de soja e milho. Além disso, há o início da colheita do milho safrinha do meio para o fim do segundo trimestre. Até 2 de março, 47% da safra de soja do Brasil já estava colhida, segundo a consultoria AgRural. No caso do milho verão, a colheita alcançava 29% da área do Centro-Sul.

 


O milho safrinha, que já foi plantado em 75% da área do Centro-Sul, ainda é uma incógnita, mas a perspectiva climática é positiva e deve permitir a recuperação da produção. "De maneira geral, a meteorologia aponta boas condições para os períodos de finalização do plantio e enchimento dos grãos", afirmou Conchon. Culturas como açúcar e citros, que tiveram quebras relacionadas ao clima no ano passado, também devem se beneficiar de condições climáticas favoráveis, mas a contribuição dessas commodities no PIB agropecuário deve ocorrer principalmente no terceiro trimestre, conforme a CNA.

 


Para o economista-chefe do Sistema da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz, o "grosso" da contribuição da agropecuária deve se concentrar no segundo trimestre. "É uma questão de sazonalidade. No primeiro trimestre já devemos ter algum impacto positivo, mas é no segundo que temos a maior parte da produção de grãos, como soja, milho safrinha e arroz", explicou.

 



Integrante da pesquisa Focus, Luz estima que o PIB da agropecuária poderá crescer de 7% a 9% neste ano, impulsionado pela base baixa de comparação, dado que 2016 foi um ano de perdas no campo, e também pela perspectiva de uma safra agrícola volumosa. Na semana passada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou que o Brasil deverá colher um recorde de 222,91 milhões de toneladas de grãos em 2017, 19,5% mais ante os 186,6 milhões de toneladas do ano passado. Quanto à influência do PIB agropecuário no PIB brasileiro, a Farsul está calculando os números após a divulgação das Contas Trimestrais do IBGE na terça-feira (7). (AE)

 




Fonte: Diário do Comércio de Minas Gerais


Veja também

JBS compra por US$ 230 milhões empresa de suínos nos EUA

Unidade nos EUA da Swift, empresa adquirida pela JBS em 2007     13/03/2017 22h22 A JBS, maior processador...

Veja mais
Agronegócio :: Minas mantém expectativa de safra recorde de grãos em 2017

  Minas Gerais mantém a expectativa de safra recorde de 13,8 milhões de toneladas de grãos ne...

Veja mais
Produção de eletroeletrônicos cresce 2% em janeiro, diz Abinee

 Maior expansão foi da indústria eletrônica, com alta de 18,1%, ao passo que o segmento el&eacu...

Veja mais
Embarques de café recuam 15,5% em fevereiro

- O Brasil exportou 2.483.057 sacas de 60 kg de café em fevereiro, queda de 15,5% ante o mesmo mês de 2016....

Veja mais
Venda de tablet deve cair 7% em 2017

São Paulo - Depois de encolher 32% em 2016, a venda de tablets no País deve seguir encolhendo neste ano, a...

Veja mais
De olho no FGTS, Casas Bahia faz promoção e dá desconto em dívida no carnê

 Empresa contratou atendentes para ajudar cliente a consultar saldo do FGTS dentro da loja; 30 milhões de pe...

Veja mais
Aurora compra duas plantas da Cotrel

 São Paulo - A Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira (8) que assumiu definitivame...

Veja mais
Relator debate modernização da lei trabalhista com confederações patronais e sindicatos

O relator da modernização das leis trabalhistas na Câmara, deputado federal Rogério Marinho (...

Veja mais
Comercialização de grãos em ritmo lento

Plantio de milho safrinha em Mato Grosso do Sul em janeiro: colheita será volumosa e especialistas alertam para o...

Veja mais