Após determinação judicial, Mabe realiza leilão eletrônico de bens

Leia em 2min 40s

Dois lotes foram abertos e vão receber propostas até quarta-feira (29).
Valores obtidos serão destinados ao pagamento de credores da empresa.


Após determinação judicial, a Mabe realiza até a quarta-feira (29) um leilão eletrônico dos bens da empresa. Entre os itens disponíveis para lances online estão produtos como fogões, geladeiras e até carros. A multinacional mexicana decretou falência em fevereiro deste ano e 342 trabalhadores das unidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP) ficaram sem os direitos trabalhistas.
Dois lotes já estão abertos e os interessados podem entrar na página eletrônica e ver fotos, além da descrição detalhada de cada um dos produtos.
O primeiro lote receberá propostas até a próxima terça-feira (28). Já o segundo fica aberto até quarta-feira (29). Caso os lances ofertados não cheguem nos valores de avaliação, o leilão continua em um pregão posterior.

Os valores obtidos com o leilão ficarão em uma conta judicial e serão destinados ao pagamento dos credores da massa falida.


Assalto
Na quinta-feira (16), uma quadrilha armada fez reféns e roubou rolos de fiação, matéria-prima como chapas de aço e geladeiras da unidade da Mabe, em Hortolândia. Ninguém foi preso.
Na ocasião, a massa falida informou, por meio da assessoria de imprensa, que o grupo invadiu a fábrica rendendo vigilantes de uma empresa vizinha.

Dentro da planta, os assaltantes também tentaram roubar caminhões, mas como eles estavam sem combustível não conseguiram.
A SL Segurança, empresa responsável pela vigilância das unidades da massa falida, registrou boletim de ocorrência na Delegacia da Polícia Civil em Hortolândia.


Prejuízo
A administradora judicial da massa falida informou que o roubo acarreta em prejuízo para todos os credores, ex-funcionários e fornecedores. Apesar disso, garante que isso não afetará o andamento do processo de pagamento aos ex-funcionários com as rescisões contratuais.
De acordo com a administradora judicial, em setembro está agendada uma assembleia de credores, para análise do relatório produzido por uma empresa especializada em fundos e investimentos. Ela foi contratada para avaliar a possibilidade de continuidade ou não da produção da Mabe.
De acordo com a lei de falências, são os credores que decidem sobre o futuro dos ativos da massa falida.
Paralelo a isso, os bens da massa falida não voltados para as operações continuam disponíveis para leilão, como produtos em estoque e veículos.

Falência
A falência da metalúrgica mexicana foi decretada em fevereiro e os funcionários não recebiam salários, férias e o dinheiro da rescisão contratual desde dezembro quando a empresa fechou.
Na ocasião, 342 trabalhadores das unidades de Campinas (SP) e Hortolândia (SP) ficaram sem os direitos trabalhistas, sendo que alguns tinham estabilidade no emprego após acidentes.
Os trabalhadores chegaram a ocupar as duas fábricas e só saíram por determinação da Justiça.
No fim de maio, eles começaram a receber parte dos salários atrasados após a Justiça autorizar o depósito de R$ 8 milhões na conta do sindicato da categoria. Cada ex-trabalhador recebeu cinco salários mínimos.
No entanto, para o restante dos direitos, a assessoria da Mabe informou que não há uma data precisa de quando tudo será pago.
Situação trabalhista
De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), essa é a situação trabalhista mais grave dos últimos dois anos em andamento na região de Campinas, por conta da quantidade de pessoas afetadas.

Veículo: Portal G1


Veja também

Snapchat, a nova ponte entre anunciantes e o consumidor jovem

Marisa Thalberg, diretora de marketing da Taco Bell, rede americana de fast-food com inspiração na culin&a...

Veja mais
Preços de produtos juninos variam até 254% em Jaboatão, diz Procon

Maior diferença de preço foi achada no vidro de 500 mil de leite de coco.Órgão também...

Veja mais
Alimentos Zaeli espera crescer 15% em volume de vendas com as festas juninas 2016

Indústria se apresenta nas redes varejistas do País com 2000 barracas promocionais   Com um portf...

Veja mais
Ceasas registram queda nos preços das frutas

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o 6º Boletim Prohort de Comercialização ...

Veja mais
Colheita não deve gerar valor menor

Com o avanço da colheita da segunda safra de milho, os preços do grão tendem a recuar. Contudo, dev...

Veja mais
Falta de rapidez para entender a crise deixa setor têxtil longe da recuperação

Para recuperar o tempo perdido, empresas de todos os portes reduzem custos fixos e fecham lojas pouco rentáveis; ...

Veja mais
Frio intenso afeta produção e eleva preço do alface no Rio Grande do Sul

De acordo com a Agas, aumento foi de 17% de janeiro a junho deste ano.Baixa temperatura e luminosidade afetam o desenvol...

Veja mais
Leonardo Barros deixa a Totvs e assume a direção executiva da Reposit

Executivo empreenderá na área de banco de dados para o setor atacadista distribuidor após fazer car...

Veja mais
Para reforçar a marca, Alelo muda seus cartões

Neste mês, a Alelo, empresa 100% brasileira que atua no setor de benefícios e despesas corporativas, comemo...

Veja mais