Canola busca consolidar área e produtividade

Leia em 2min 30s

Produtores estão conhecendo melhor os pontos críticos da cultura



Considerada a cultura de inverno com maior liquidez no mercado, a canola ainda busca equilíbrio no Rio Grande do Sul, uma vez que a área plantada tem oscilado nos últimos anos. Após crescer continuamente e atingir um pico de 33,5 mil hectares em 2011, caiu para 28,6 mil em 2012 e para 24,5 mil no ano seguinte, tendo em vista frustrações climáticas. Em 2014, novo incremento com recorde de 40 mil hectares plantados. No ano passado, entretanto, outra queda, dessa vez para 37 mil hectares. Em 2016, a expectativa da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola) e da Embrapa Trigo é de um crescimento de 10%, voltando ao patamar de 40 mil hectares.

Segundo a Emater, mais de 90% da intenção de cultivo estava semeada até o fim da semana passada. Neste momento, nas fases de germinação e desenvolvimento vegetativo, as plantas apresentam um "bom stand" inicial, conforme a entidade. A projeção de ocorrência do fenômeno La Niña no segundo semestre, favorável ao desenvolvimento das culturas de inverno, aumenta a perspectiva de uma produtividade de 2,4 mil quilos por hectare, acima da média dos últimos 10 anos, que girou em torno de 1,5 mil quilos por hectare.

O presidente da Abrascanola, Luiz Gustavo Floss, acredita que os produtores estão, aos poucos, conhecendo melhor os pontos críticos da cultura e, portanto, manejando melhor a lavoura. "No caso da canola, o agricultor precisa sair da zona de acomodação de plantios mais conhecidos, como o do trigo", destaca. Conforme Floss, os principais cuidados dizem respeito à semeadura, que precisa ser feita em baixa profundidade e em uma velocidade mais baixa, e na escolha do ponto exato da colheita, uma vez que o ciclo indeterminado da planta propicia, por vezes, uma maturação desuniforme.

O trabalho de entidades ligadas ao setor tem sido em consolidar uma produtividade mais alta em uma área plantada também maior. Segundo pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, a canola tem potencial para fornecer 4,5 mil quilos por hectare. Além disso, apenas o Rio Grande do Sul poderia estar plantando 2 milhões de hectares em rotação com o trigo.

Atualmente, os produtores podem buscar financiamento bancário com seguro agrícola para investir na cultura, evitando possíveis perdas com geadas tardias. O custo de produção está entre 900 e 1.000 quilos por hectare. Para chegar aos resultados ideais, algumas dificuldades ainda estão sendo transpostas.

Neste ano, por exemplo, se iniciou o projeto Estratégias de manejo associadas a respostas ecofisiológicas da canola em lavouras brasileiras, liderado pela Embrapa em parceria com universidades. "Em um primeiro momento, por exemplo, tínhamos pouco suprimento de sementes. Agora, já ampliamos o número de técnicos que dominam o cultivo, o que é essencial, pois canola exige diversos cuidados na semeadura e na colheita", confirma Tomm. Entre os focos dos estudos está o aperfeiçoamento do zoneamento agroclimático para diminuir as perdas com chuvas na colheita, assim como a aclimatação ao frio extremo para reduzir os danos por geada.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Preços recordes do milho encolhem criações de aves e suínos

Os persistentes preços recordes do milho do Brasil, o segundo exportador mundial do grão, estão lev...

Veja mais
Rótulos terão de destacar produtos alergênicos

A indústria de alimentos tem até o dia 3 de julho para destacar nos rótulos dos produtos a presen&c...

Veja mais
E-commerce espera faturar R$ 2 bilhões no Dia dos Namorados

                     ...

Veja mais
Supermercados de vizinhança representam 48% da alta do setor em 2015

De acordo com pesquisa apresentada pela Associação Paulista de Supermercados – APAS e realizada pela...

Veja mais
Produção surpreende e tem alta de 0,1%

                    ...

Veja mais
51,5% dos lojistas creem em vendas positivas

Em outra pesquisa feita pela Fecomércio, agora sobre a Expectativa de Vendas dos lojistas para o Dia dos Namorado...

Veja mais
Confiança do empresário do comércio volta a subir e vai a 81 pontos em maio

A melhora da avaliação dos comerciantes em relação às condições atuais ...

Veja mais
Para analistas, indústria saiu do fundo do poço

                    ...

Veja mais
Dia sem impostos conscientiza consumidores e turbina vendas do varejo

Consumidores de Belo Horizonte enfrentaram longas filas para comprar produtos sem o peso da carga tributária. Na ...

Veja mais