Supermercados de vizinhança representam 48% da alta do setor em 2015

Leia em 1min 10s

De acordo com pesquisa apresentada pela Associação Paulista de Supermercados – APAS e realizada pela Nielsen, os supermercados de vizinhança, também chamados de minimercados, foram responsáveis por 48% do crescimento do setor supermercadista em 2015 e estão cada vez mais atrativos ao consumidor, que conta com comodidade, praticidade, proximidade, atendimento muitas vezes personalizado e bons preços em um só estabelecimento, e perto da sua casa.

Os dados apontam que os mercados de vizinhança possuem maior concentração das compras de reposição (67%) contra um percentual menor no autosserviço como um todo (56%). Por este motivo, o ticket médio dos mercados de vizinhança permanece menor (R$ 38) se comparado aos supermercados (R$ 66). Assim, é possível dizer que este segmento é a extensão da dispensa do brasileiro, já que quando acaba um produto na residência, geralmente, são nos minimercados que este produto é resposto pelas famílias.

Conforme explicou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, a compra de reposição cresce de forma geral para todos os canais. Em 2014, essas compras representavam 55% do volume nos autosserviços. Em 2015 o montante saltou para 56%.

A falta de tempo e a busca por praticidade estão levando cada vez mais os consumidores a escolher este modelo de loja para suas compras rápidas. “Isso mostra a diversidade de canais, que é um a tendência da mudança de hábitos de consumo”, complementa o economista.

 



Veículo: Site Investimentos e Notícias


Veja também

Rótulos terão de destacar produtos alergênicos

A indústria de alimentos tem até o dia 3 de julho para destacar nos rótulos dos produtos a presen&c...

Veja mais
E-commerce espera faturar R$ 2 bilhões no Dia dos Namorados

                     ...

Veja mais
Produção surpreende e tem alta de 0,1%

                    ...

Veja mais
51,5% dos lojistas creem em vendas positivas

Em outra pesquisa feita pela Fecomércio, agora sobre a Expectativa de Vendas dos lojistas para o Dia dos Namorado...

Veja mais
Confiança do empresário do comércio volta a subir e vai a 81 pontos em maio

A melhora da avaliação dos comerciantes em relação às condições atuais ...

Veja mais
Para analistas, indústria saiu do fundo do poço

                    ...

Veja mais
Dia sem impostos conscientiza consumidores e turbina vendas do varejo

Consumidores de Belo Horizonte enfrentaram longas filas para comprar produtos sem o peso da carga tributária. Na ...

Veja mais
Dia dos Namorados: preço será fator decisivo na hora da compra

O preço promete ser a chave para os lojistas faturarem este ano com as vendas do Dia dos Namorados em Belo Horizo...

Veja mais
Custos de produção e clima fazem preço do leite subir 14,3% em doze meses

Os altos custos de produção e condições climáticas desfavoráveis pressionaram ...

Veja mais