Fruticultura pode crescer em Minas Gerais

Leia em 2min 40s

A fruticultura floresce em Minas Gerais e pode crescer ainda mais. Um dos caminhos é o Circuito Frutificaminas 2016 que começa amanhã, durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT), no município de Sete Lagoas, região Central do Estado. Nesse circuito sreão realizados eventos como palestras técnicas, oficinas e dias de campo em 19 municípios. A iniciativa é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que promove o evento desde 2010, em parceria com a Epamig, universidades federais de Lavras e Viçosa, além de instituições privadas.

“A fruticultura pode ser conduzida com mão de obra familiar, o que a coloca como uma atividade altamente viável para as pequenas propriedades rurais, gerando mais de 500 mil empregos em Minas Gerais”, explica o coordenador técnico estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.

Para o coordenador, isso já é motivo suficiente para justificar a realização de um evento como o Frutificaminas, que também valoriza as parceiras. “É necessário o estabelecimento de parcerias com os setores de produção, pesquisa e extensão, comercialização e agroindústrias, envolvendo setores públicos e privados, na busca pela obtenção de frutas de boa qualidade, oferta regular, livre de resíduos de agrotóxicos e a preços competitivos”, argumenta.

Segundo Deny Sanábio, o Circuito permite a socialização de tecnologias, visando a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas, além do aumento da renda do produtor, manutenção e geração de empregos. “Nos últimos cinco anos o Circuito Frutificaminas realizou 58 eventos com a participação de 6.993 produtores e caravanas de mais de 362 municípios. Só no ao ano de 2015, tivemos  1.361 participantes em 13 etapas”, informa.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com 42 milhões de toneladas, de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo. Já Minas Gerais oscila entre o 4º e 5º lugares no ranking nacional. São cerca de 120 mil hectares de área plantada dos mais variados tipos.

Mas o coordenador técnico da Emater-MG acredita que o potencial de produção do Estado é maior e aponta algumas melhorias que precisam ser implementadas, como o uso de mudas de qualidade, adequação dos veículos de transporte, que devem equipados com ventilação e uso de câmaras frias para conservar as frutas.

“O aumento do consumo de frutas in natura e de sucos naturais é uma tendência mundial e que se materializou no Brasil, criando a necessidade do aumento da produção e da qualidade das frutas. Entretanto, apesar das condições favoráveis para produzir frutas tropicais, subtropicais e temperadas, durante o ano, Minas importa várias frutas que poderiam ser produzidas aqui”, argumenta.

Deny Sanábio calcula que as perdas de frutas no mercado interno possam chegar a 30%, em decorrência, principalmente, de tratos culturais, armazenamento e transporte inadequados, além da falta de informação dos integrantes da cadeia produtiva. Por isso, Sanábio destaca a importância de eventos como os do Frutificaminas. “Estas questões são sempre tratadas nos municípios percorridos pelo circuito”, explica. As próximas etapas do Frutificaminas no mês de maio serão realizadas em Frei Inocêncio, na região do rio Doce, no dia 24, além de Delfinópolis (Sul) e Presidente Olegário (Noroeste), ambos no dia 31.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Cafés em cápsulas terão selo de qualidade

                    ...

Veja mais
Parcelamento é escolhido mesmo para compras de baixo valor, aponta SPC Brasil

Um hábito bastante comum dos brasileiros é o de parcelar suas compras, mesmo que elas não possuam u...

Veja mais
Supermercados sorteiam carros e dinheiro em compras a partir de R$ 50

Para driblar a crise econômica, vários supermercados têm apostado em promoções para inc...

Veja mais
Consumidor troca marcas para economizar

Em época de crise e de pouco dinheiro no bolso, vale a máxima de se pesquisar mais para economizar e fazer...

Veja mais
Demanda do consumidor por crédito recua 5,1% em abril, diz Serasa

                    ...

Veja mais
Curitibanos estão consultando mais os preços antes de irem ao supermercado

Pressionados pela crise econômica, os consumidores estão mais atentos às variações de ...

Veja mais
Preço do leite fica 17% mais caro para o consumidor final no Sul de Minas

Custo de insumos aumentou e já reflete no preço do produto nas prateleiras. Segundo produtores de leite, c...

Veja mais
IPC-Fipe tem alta de 0,41% na 2ª quadrissemana de maio

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação na cidade de São Paulo, r...

Veja mais
Paraná e São Paulo fazem acordo de cooperação

Os estados do Paraná e São Paulo firmaram, na última segunda-feira (16), um acordo de coopera&ccedi...

Veja mais