Tendências: impeachment abre janela para reverter crise de confiança

Leia em 2min

A aprovação do relatório de admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff no domingo, 17, no Plenário da Câmara, abre uma janela de oportunidade com capacidade de reverter a crise de confiança dos agentes econômicos. A avaliação é do analista político e econômico da Tendências Consultoria Integrada, Rafael Cortez. No entanto, ele chama atenção para alguns pontos contrários, inerentes ao ambiente político.

Do lado favorável, a continuidade do atual governo pelo vice-presidente Michel Temer oferece, na visão de Cortez, um desgaste político menor do que seria registrado se a presidente Dilma permanecesse no cargo. Todavia, se a oposição a um possível governo Temer, que começou a se formar a partir da votação de ontem, não foi suficiente para barrar o processo de impeachment, o apoio que levou à aprovação do processo pode ser insuficiente para garantir base de apoio ao vice-presidente.

E isso ocorre, em grande parte, por conta de denúncias envolvendo Temer em supostos atos de corrupção no âmbito da Lava Jato. Também contribui para fragilizar o apoio a ligação de Temer com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). "Mas PMDB e PSDB vão ter que dar uma resposta a essa crise", disse Cortez, para quem há também certa dificuldade de se fazer oposição mais acirrada ao governo por causa dos incentivos financeiros.

O problema, na avaliação do analista político, não será a falta de partidos se alinhando para dar suporte à recuperação da economia, mas a agenda que contempla a redução dos gastos públicos e menos repasses para obras em ano de eleição. Isso, se a Lava Jato continuar atuando sobre um governo sem a legitimidade do voto, pode limitar a execução de uma agenda reformista.

Outro ponto considerado por Cortez é o fato de que o eventual governo Temer, embora de transição, não conseguirá o mesmo sucesso do governo Itamar Franco. Itamar, segundo o analista da Tendências, conseguiu maior apoio do que Temer poderá ter porque, entre outras coisas, na época não existia o instrumento da reeleição. E aí se sobressai a relação ambígua de quem será o protagonista do processo sucessório. "Temer não tem um Plano Real (como Itamar Franco teve), que derrubou a inflação e trouxe um ganho para a renda da população muito grande", pontuou Cortez.

 



Veículo: Jornal Estado de Minas - MG


Veja também

Alface, pepino e laranja estão mais em conta, diz Ceagesp

           Outros preços em baixa são abacate, figo roxo...

Veja mais
Confiança melhora, mas sustentação depende de política econômica, diz Apas

A confiança dos empresários do varejo de supermercados mostra alguns sinais de melhora depois de ter ating...

Veja mais
Setor de alimentos investe mais em logística para minimizar venda fraca

As indústrias de alimentos estão investindo na estrutura logística para minimizar os custos, ao mes...

Veja mais
Tíquete promocional volta ao radar das varejistas para fisgar consumidor

Os cupons de desconto voltaram a ser largamente utilizados pelos varejistas nacionais para atrair o consumidor, que anda...

Veja mais
“Tecnologia é a saída para driblar a crise”, diz especialista

                    ...

Veja mais
Salário mínimo de R$ 946 não representará aumento real, destaca governo

  Projeto da LDO 2017 também conta com recursos que viriam da Contribuição Provisória s...

Veja mais
Preço do açaí tipo médio registra alta de quase 25%

                    ...

Veja mais
Demanda do consumidor por crédito encolhe 0,4% em março, diz Serasa

Em meio à recessão econômica e incertezas em relação ao futuro, os consumidores t&ecir...

Veja mais
Troca de governo não garante retomada da confiança

O impeachment da presidente Dilma Rousseff é bem-visto pelo mercado financeiro, mas não garante a retomada...

Veja mais