Promoções rendem fôlego ao comércio em Minas

Leia em 2min 40s

                                                                                                    Vendas cresceram 3% em fevereiro.

As promoções feitas em fevereiro conseguiram levar o comércio varejista mineiro a uma elevação de 3% nas vendas frente ao mesmo mês de 2015 e de 2,5% na comparação com janeiro. O resultado, porém, não foi suficiente para alterar o quadro restritivo em que o setor se encontra. Tanto que no acumulado do ano houve uma retração de 1,7%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 12 meses, a queda foi um pouco maior, de 1,8%. Como são meses seguidos de retração, o nível de atividade do comércio mineiro está 4,8% abaixo do verificado em novembro de 2014, período em que o setor estava no ápice. E a tendência, segundo o analista do IBGE, Antônio Braz, é que os resultados negativos sigam ao longo do ano, a não ser que ocorram mudanças no cenário econômico do País. “Não tem como o comércio melhorar sozinho. Vai depender de como vão se comportar os indicadores de emprego e renda daqui para frente”, afirma.

Tomando como referência o acumulado no ano, o pior desempenho foi o de móveis e eletrodomésticos, com queda de 17,8%, sendo 3,8% a retração dos móveis e 20,6%, a dos eletrodomésticos. As vendas de tecidos, vestuários e calçados caíram 15,4% no mesmo período e o grupo formado por combustíveis e lubrificantes apresentaram baixa de 3,3%.

Na mesma base de comparação, seguiram na direção contrária os bens de primeira necessidade. As vendas nos supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 1%. Da mesma forma, os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos tiveram elevação de 9,1% e outros artigos de uso pessoal e doméstico, 13%.

Ao incluir as vendas do grupo de veículos, motocicletas e peças, além do composto pelos materiais de construção – formando o chamado comércio varejista ampliado - a variação acumulada no ano em Minas Gerais fica negativa em 4,2%. Em 12 meses, a retração foi de 6,3%. Já em fevereiro frente ao mesmo mês de 2015, houve elevação de 0,9%. “A situação fica pior quando são incluídos os dois grupos, porque são muito dependentes de crédito, que está mais caro e escasso”, afirma Braz.

Segundo o economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Guilherme Almeida, o desempenho negativo é fruto do mau momento da economia. O pequeno aumento nas vendas alcançado no mês de fevereiro frente a janeiro e ao mesmo período de 2015 é resultado das promoções realizadas pelos lojistas mineiras. “Não podemos falar em uma tendência de melhora ainda. As projeções são de queda nas vendas porque tudo indica que o consumidor ainda vá ficar retraído”, afirma.

As explicações para o mau momento passam por questões desde o baixo crescimento do País até os consequentes desemprego, alta da inflação e dos juros. Nesse contexto, empresários e consumidores temem investir e ir às compras, agravando a situação.

Um possível controle da inflação pode fazer com que o segundo semestre seja mais positivo para o setor. Porém, como não há garantias de melhoras no emprego e na renda, o setor ainda vê o futuro próximo com pessimismo.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

PIB do agronegócio cresceu 0,4%

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 0,4 por cento em 2015, com destaque para desempen...

Veja mais
Ministério quer imposto zero do milho

O Ministério da Agricultura vai propor à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a isenç&a...

Veja mais
Itália muda lei e faz supermercados doarem comida não-vendida

Depois de, em fevereiro, França ter aprovado uma lei que proíbe os supermercados de jogarem fora ou desper...

Veja mais
Famílias se adaptam à crise e reduzem diversas despesas

O segmento de serviços é o que mais tem sofrido com a mudança no padrão de consumo das fam&i...

Veja mais
Vendas devem seguir ruins com baixo índice de confiança dos consumidores

Enquanto o nível de confiança dos consumidores estiver baixo, os varejistas devem continuar vendo o ritmo ...

Veja mais
Ministério da Justiça lança portal de defesa do consumidor

O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira, 12, um novo Portal da Defesa do Consumidor...

Veja mais
Mapa aponta queda no faturamento das lavouras e pecuária de MS

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reviu para baixo as projeções s...

Veja mais
Inadimplência no comércio do Rio cresceu 13% em março, diz CDL

A inadimplência no mês de março, em relação a fevereiro, cresceu 13% no comércio...

Veja mais
Inadimplência do consumidor recuou 1,8% em março, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor brasileiro recuou 1,8% (com ajuste sazonal) em março ante o mesmo mês d...

Veja mais