Alimentação cara: cebola teve alta de mais de 50% em 2015

Leia em 1min 10s

                                          Outras hortaliças, verduras e legumes também apresentaram reajustes expressivos de preços.

Os itens alimentícios continuam entre os que mais pesam no bolso dos consumidores paraenses. Uma pesquisa divulgada pelo Dieese-PA (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) nesta quarta-feira (20) mostra que a maioria dos produtos de hortifruti subiram mais que a inflação registrada em 2015.

O quilo da cebola registrou alta de 52,92%; seguida do tomate (kg), com alta de 25,13%; repolho (kg), com alta de 23,84%; cenoura (kg), com alta de 22,88; chicória (maço), com alta de 18,37%; cebolinha (maço), com alta de 17,20%; pimentão (kg), com alta de 13,74%; alface (maço), com alta de 12,10%; e a batata (kg), com alta de 11,68%. A inflação calculada pelo IBGE/INPC para o mesmo período (janeiro a dezembro de 2015) ficou em 11,28%.

Na contra-mão, alguns itens apresentaram queda de preços, como a batata doce (kg), com recuo de 1,35%; e a abóbora, com queda de 0,98%.

De acordo com o Dieese-PA, essa situação de altas expressivas se deveu em grande parte aos fatores sazonalidade, mas principalmente aos ligados diretamente à comercialização.

Para este mes de janeiro a tendência continua sendo de alta da maioria dos produtos hortis, segundo pesquisas realizadas pelo departamento na primeira quinzena do mês.

 



Veículo: Jornal O Liberal - PA


Veja também

Bem Brasil amplia arrecadação de Perdizes

                    ...

Veja mais
Sobe percentual de comerciantes de SP com estoques elevados

Na região metropolitana de São Paulo, aumentou para 37,6% a proporção de comerciantes vareji...

Veja mais
Novas regras de cobrança do ICMS travam vendas virtuais

Implantada sob a justificativa de colocar fim à guerra fiscal desde o dia 1º deste ano, a nova regra de cobr...

Veja mais
Natal fraco e crise dificulta comércio a desovar estoques

Na região metropolitana de São Paulo, aumentou para 37,6% a proporção de comerciantes vareji...

Veja mais
Intenção de compra das famílias começa o ano com alta de 1,3%

Após atingir a mínima histórica diversas vezes ao longo de 2015, a Intenção de Consum...

Veja mais
Vendas da Páscoa devem igualar 2015

As vendas de ovos de chocolate para a Páscoa – que será comemorada no dia 27 de março –...

Veja mais
Unilever tem vendas estáveis no Brasil e alta de 4,1% no mundo

Em relatório de resultados, a companhia ressaltou condições de mercado desafiadoras e a frág...

Veja mais
Os novos perfis de consumo da sociedade brasileira

Foi-se o tempo em que a sociedade podia ser dividida apenas em classes sociais. Embora essa classificação ...

Veja mais
Lojas parcelam itens do material escolar em até 15 vezes sem juros

            Grandes lojas e supermercados estão oferecendo facilidades nas con...

Veja mais