Vendas da Páscoa devem igualar 2015

Leia em 2min 10s

As vendas de ovos de chocolate para a Páscoa – que será comemorada no dia 27 de março – deverão apresentar estagnação na comparação com 2015. Apesar do crescimento zero, a indústria vê essa perspectiva com bons olhos, já que, diante da crise econômica, seria natural que houvesse queda no faturamento. Ao longo de todo o ano passado, o setor comercializou 10% menos do que em 2014, segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados).

“Em 2015, comercializamos 19,7 mil toneladas de ovos, o que equivale a 80 milhões de unidades em todo o País. Neste ano, o desempenho ficará dentro desse patamar, pois o cenário econômico dificulta”, explica o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca. Entre os fatores citados como responsáveis pela estagnação está a inflação, que fechou 2015 a 10,67% e reduz o poder de compra da população. Em relação aos preços dos produtos, ele prevê aumento na comparação com a mesma época de 2014, mas não precisou um percentual médio.

Na manhã de ontem, os principais fabricantes de chocolate participaram do Salão de Páscoa, evento promovido pela Abicab na Capital, e apresentaram 147 produtos que serão comercializados neste ano. Para atrair os consumidores, as marcas apostam em variedades de tamanhos, formas e, principalmente, preços. A Arcor, por exemplo, irá focar no público infantil: 90% dos ovos oferecidos neste ano serão destinados às crianças. A empresa coloca no mercado linha na qual os doces são embalados em itens utilizados no cotidiano, como lancheira, sombrinha e lanterna.

Segundo Leonardo Dal Farra, diretor de marketing do Grupo CRM, das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, as vendas de chocolates no Natal de 2015 trouxe otimismo para o conglomerado. “Sentimos uma migração dos presentes tradicionais de vestuários e cosméticos para os chocolates. Esperamos que isso se repita agora”, afirma.

A Nestlé – companhia que também detém a marca Garoto – investiu em embalagens diferenciadas para chamar a atenção dos compradores. Uma opção é o KitKat de 340 gramas, que vem acompanhado de um headphone. Aproveitando o sucesso do cinema, a empresa oferece o ovo do Star Wars, apresentado na embalagem de 150 gramas e acompanha brinde.

Empregos

A associação dos fabricantes estima que a oferta de mão de obra temporária para atender a demanda da Páscoa chegue a 29 mil vagas, o que representa aumento de 10% na comparação com 2015, quando 26,5 mil trabalhadores foram contratados para atuar por tempo determinado. “A concorrência está maior. Então, é preciso aumentar o número de vendedores e promotores para dar conta”, finaliza Fonseca.

 



Veículo: Jornal Diário do Grande ABC


Veja também

Natal fraco e crise dificulta comércio a desovar estoques

Na região metropolitana de São Paulo, aumentou para 37,6% a proporção de comerciantes vareji...

Veja mais
Intenção de compra das famílias começa o ano com alta de 1,3%

Após atingir a mínima histórica diversas vezes ao longo de 2015, a Intenção de Consum...

Veja mais
Unilever tem vendas estáveis no Brasil e alta de 4,1% no mundo

Em relatório de resultados, a companhia ressaltou condições de mercado desafiadoras e a frág...

Veja mais
Os novos perfis de consumo da sociedade brasileira

Foi-se o tempo em que a sociedade podia ser dividida apenas em classes sociais. Embora essa classificação ...

Veja mais
Lojas parcelam itens do material escolar em até 15 vezes sem juros

            Grandes lojas e supermercados estão oferecendo facilidades nas con...

Veja mais
Ano começa com estabilidade no valor do leite no Rio Grande do Sul

O Conselho Paritário do Leite (Conseleite) indicou que o leite UHT começou neste ano com preços est...

Veja mais
Intenção de consumo volta a subir

Os consumidores melhoraram ligeiramente seu apetite às compras em dezembro. A Intenção de Consumo d...

Veja mais
Sysmo confirma presença em eventos varejistas

   A Sysmo já definiu a participação em três eventos varejistas de...

Veja mais
Preço do tomate dobra em supermercados de Cachoeiro, ES

Em uma semana, o preço do tomate dobrou em alguns supermercados de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espí...

Veja mais