Brasileiros adiam sonhos de consumo

Leia em 2min 30s

Pesquisa divulgada pela Fecomércio-RJ mostra que apenas 17% da população economicamente ativa pretendem realizar uma compra grande neste fim de ano.

De cada 100 brasileiros, apenas 17 pretendem consumir algum bem durável até o fim do ano. São poucos os que planejam realizar um sonho de consumo envolvendo itens como televisões, fogões, geladeiras, máquinas de lavar ou celulares. O dado, revelado ontem na Pesquisa do Perfil Econômico do Consumidor da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com o Instituto Ipsos, representa um cenário árido para a indústria e o varejo, que apostam no consumo dos eletroeletrônicos de grande porte para alavancar as vendas dos últimos meses do ano.

O estudo mostra que apenas 17% da população economicamente ativa pretendem realizar uma compra grande. Destes, 43% devem consumir artigos eletrônicos, 35% comprarão eletrodomésticos, 23% investirão em móveis novos para casa, 20% buscarão televisão, 14% fogões e 13% devem gastar dinheiro na troca do carro ou do celular.

Em Pernambuco, as intenções se repetem. Pelo menos até dezembro. As médicas Jamile Farias e Andrea Pimentel estão na parcela da população local que não vai gastar grandes somas nas próximas semanas.

“Sempre existe um sonho de consumo, mas com os preços do jeito que estão, vou adiar para 2016”, revela Jamile. Andrea concorda e completa afirmando que, com a inflação, mal dará para comprar os itens tradicionais da ceia. “O preço dos produtos importados, como amêndoas, já subiram muito. A principal preocupação dos brasileiros agora é conseguir manter o orçamento para as festas”, diz a médica, que adiou uma viagem para 2016. “Vou esperar preços melhores.”

A mesma postura tem o administrador Oscar Lobo, que gostaria de trocar de carro até dezembro, mas já desistiu da nova compra. “Com a gasolina e os custos de manutenção e seguro pipocando, além do IPVA, acabei adiando esse desejo”, revela. Para a caixa Vanessa Magalhães, que já começou a pesquisar os preços de aparelhos de TV para a filha Tainara, desistir não é uma opção. “Estou esperando a Black Friday para realizar essa vontade, mas mesmo com os preços mais altos, não tenho como cancelar, porque já prometi.”

Para Cristian Travassos, gerente de economia da Fecomércio-RJ, o percentual baixo da intenção de consumo não deve ser visto como um dado negativo. “Apesar de ser abaixo do esperado, percebemos que o brasileiro quer manter seu padrão de vida e tem ajustado sua cesta de produtos conforme suas possibilidades, valorizando promoções e grupos de produto mais em conta para preservar seu consumo.

” Por esse motivo, outros dados da pesquisa são relevantes, como o índice de famílias que afirmam estar conseguindo pagar as despesas mensais, que chega a 51%, e de pessoas que apontaram sobra no orçamento depois de todas as despesas pagas: 28% da população. “Os dois números trazem esperança de um 2016 melhor para os consumidores e para a indústria e o varejo nacional.”

 



Veículo: Jornal Diário de Pernambuco


Veja também

47% dos consumidores não sabem quanto gastarão em presente de Natal

                  93% dos brasileiros pretendem presentear n...

Veja mais
Consumidor que achar produto vencido levará outro de graça no ES

                  Acordo foi feito entre Proc...

Veja mais
Pão tem alta além da inflação

                    ...

Veja mais
Meta sobre o etanol deve ameaçar produção de açúcar

A meta do governo brasileiro - que deve ser anunciada durante a convenção global do clima, a COP21, em Par...

Veja mais
Floresta entra no mercado de monodose

      Veículo: Jornal A Tribuna - Santos/SP...

Veja mais
Embrapa e indiana farão acordo para leguminosas

A empresa indiana UPL propôs ontem à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, um acordo de coopera&cced...

Veja mais
Um país menos desigual: pobreza extrema cai a 2,8% da população

A pobreza extrema no país caiu a 2,8% da população em 2014, quase a terça parte do percentua...

Veja mais
A 10 dias da Black Friday, veja eletrodomésticos que devem liderar as vendas

                     Aspirador de pó, coifa...

Veja mais
Produção de limão em alta

                    ...

Veja mais