Aposta no potencial do campo

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A Artefacil, empresa com sede em Belo Horizonte, fabricante de artefatos em concreto pré-moldado e prestadora de consultoria na área hidrossanitária, está ampliando a área de atuação e investindo em uma linha de produtos voltados para a agropecuária. Após investimentos de R$ 250 mil, o primeiro produto da nova linha, um cocho para sal, chega ao mercado neste mês. Outros produtos já estão em desenvolvimento.

De acordo com a diretora comercial da Artefacil, Ranna Zaidan, a empresa atua na área de engenharia sanitária e diante da experiência no desenvolvimento de produtos de concreto e dos resultados favoráveis do setor agropecuário decidiu investir em uma linha diferenciada para o setor pecuário, voltado principalmente para os bovinos.

"A atividade da pecuária tem um mercado promissor em Minas Gerais, por isso, resolvemos investir. O cenário desfavorável da economia atual também é um dos motivos que nos incentivou a buscar novas possibilidades, apesar de não estarmos sofrendo impacto da crise, até o momento. Como já tínhamos algumas patentes, entendemos que o momento é o certo para explorar essas oportunidades", disse Zaidan.

O cocho, construção que protege e armazena os suplementos usados na alimentação de bovinos fabricado pela Artefacil, é totalmente fechado o que evita a perda de alimento, uma vez que o produto fica protegido da chuva e dos demais efeitos climáticos. Outro diferencial é o sistema de cobertura e proteção do cocho que elimina constantes reparos nos usuais telhados de amianto, zinco ou cerâmica.

O produto pesa 900 quilos, resiste ao esbarro de animais, e tem capacidade de armazenamento de 500 quilos, o que reduz a mão de obra para o reabastecimento. O custo do equipamento é próximo aos já existentes ao mercado, girando em torno de R$ 1,3 mil, por unidade.

Desenvolvimento - Nos últimos anos, a Artefacil investiu cerca de R$ 250 mil no desenvolvimento da linha voltada para o setor agropecuário, valor que foi empregado desde a realização de estudos internos, passando pelas adaptações fabris até as pesquisas científicas.

Segundo a diretora comercial da empresa, Ranna Zaidan, novos investimentos serão feitos na linha de produtos agropecuários. "Vários produtos estão em fase de desenvolvimento, de pesquisa e comprovação da eficiência. São itens voltados para alimentação de animais de diferentes portes, como bebedouro para animais, elementos estruturais para áreas rurais e o cocho de sal".

O desenvolvimento da nova linha de produtos agropecuários também conta com o apoio de universidades e associações de criadores de bovinos.

"Nosso objetivo é disponibilizar produtos diferenciais e eficazes para o mercado, por isso, firmamos parcerias com universidades e entidades ligadas ao setor agropecuário, para que as mesmas desenvolvam estudos científicos e testem os produtos, somente após comprovado o diferencial o mesmo é disponibilizado para o mercado. Essa comprovação é importantíssima para promover a credibilidade", disse Ranna.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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