Confiança do varejo piora e atinge menor nível histórico em junho, diz a FGV

Leia em 1min 30s

Rio, 29 - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 1,4% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira, 29. Com o resultado, o Icom atingiu 90,7 pontos no período, o menor nível da série histórica, iniciada em março de 2010.

"O nível recorde negativo da confiança do Comércio em junho reforça a percepção de forte desaquecimento do nível de atividade econômica no segundo trimestre de 2015. Em relação aos meses seguintes, a piora das expectativas sustenta um cenário ainda fraco para o setor no terceiro trimestre", avalia o superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FGV, Aloisio Campelo, em nota.

Em junho, o resultado foi determinado pela piora na percepção em relação ao momento, embora a perspectiva em relação ao futuro também tenha se deteriorado. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) caiu 2,4% neste mês, para 60,2 pontos, por mais um mês o menor nível da série. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 1,0% em junho, para 121,1 pontos. As expectativas foram influenciadas pelo menor otimismo dos empresários em relação à evolução da situação dos negócios nos seis meses seguintes (-1,5%).

No mês passado, o Icom já havia cedido 0,3%. Com o resultado anunciado hoje, o índice permaneceu na zona considerada "desfavorável" à atividade, abaixo dos 100 pontos. A média histórica do indicador é de 122,2 pontos.

Desde a edição de novembro de 2014, a Sondagem do Comércio passou a trazer oficialmente dados com ajuste sazonal. Até então, o Icom era divulgado apenas com variações interanuais trimestrais. Como a série ainda é recente (iniciada em março de 2010), a FGV adiantou que vai revisar os resultados mês a mês, até que estejam mais consolidados. A coleta de dados para a edição de junho da sondagem foi feita entre os dias 01 e 24 deste mês e obteve informações de 1.211 empresas.



Veículo: Jornal Estado de Minas


Veja também

Leite e carne bovina protagonizaram a alta dos preços em maio

                    ...

Veja mais
Marcas mineiras presentes em shopping gastronômico

                    ...

Veja mais
Preços agropecuários no atacado recuam 0,23% em junho, diz a FGV

Os preços dos produtos agropecuários no atacado caíram 0,23% em junho, após registrarem alta...

Veja mais
Polenghi lança food truck da campanha

    Após lançar a campanha "Tudo pode com o nosso Creme de Ricota", assinada pela agênci...

Veja mais
Tip Top quer liquidar alto estoque de inverno

                    ...

Veja mais
Desaceleração incentiva compra por catálogo

                    ...

Veja mais
Milho: Colheita aponta recorde no MT

- A colheita da segunda safra de milho de Mato Grosso, principal estado produtor do cereal, acelerou semana passada, alc...

Veja mais
Centenária Hering em 'crise de identidade'

                    ...

Veja mais
Brasil será 5º maior mercado de queijos em cinco anos

Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais