Sazonalidade amplia as vendas nos mercados

Leia em 2min 10s

                             Amendoim, milho para pipoca, canjica e pinhão são os produtos mais procurados pelo consumidor durante os meses de junho e julho. Redes projetam maior demanda no período



São Paulo - As tradicionais festas juninas podem ajudar os supermercados a ampliar as vendas no período. Os destaques entre as categorias com maior procura pelo consumidor são artigos típicos desse período como milho de pipoca, amendoim e pinhão.

"Colocamos os produtos típicos em uma ilha e a demanda está suprindo as nossas expectativas", afirmou ao DCI o gerente de compra da Rede Opa, Leandro Miranda. A operação mineira projeta incrementar as vendas em 7% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Até o dia 15 de julho os produtos vão estar disponíveis ao consumidor. Como a compra é programada, o estoque adquirido dará conta da demanda", explicou.

Não foi necessário antecipar a inserção desses produtos na operação, já que eles têm baixo valor agregado e há sempre a procura do consumidor. "Além de escolher esses artigos, os clientes estão atrás das marcas que os produzem".

Miranda afirmou que em algumas categorias nos meses normais não há tanto giro nem procura, como a canjica, por exemplo, que agora chega a ter o estoque ampliado em 300%. E que estão à venda de 15 a 20 itens típicos para a festa de São João. "Com amendoim, pipoca e outras categorias essa porcentagem é menor, já que o consumidor usa esses outros produtos para fazer doces", apontou ele. Bebidas alcóolicas para a produção de vinho quente e quentão, por exemplo, também têm maior procura durante esse período, segundo Miranda.

Atacados

As redes de atacarejo também se preparam para o aumento da demanda no período, tanto por parte dos empresários de alimentação como do consumidor. A rede Assaí é uma das que afirmaram esperar crescer 30% as vendas de produtos típicos entre junho e julho.

"O Assaí se apresenta como uma alternativa bastante econômica. Dependendo do produto, é possível conseguir o preço de atacado na compra a partir de uma quantidade mínima, o que é bastante atrativo para o consumidor", disse o diretor comercial do Assaí, Wlamir dos Anjos, em nota.

Entre as apostas dos que serão "campeões" de vendas, segundo a atacadista, estão as bebidas quentes, pinhão, milho e mercearia doce. Além disso, vinhos e cachaças, ingredientes utilizados na preparação das bebidas típicas, devem crescer aproximadamente 20% no comparativo com o mesmo período de 2014.

São Paulo

Expectativa da Associação Paulista de Supermercados (Apas) aponta que em São Paulo, as vendas podem crescer de 10% a 15% nas categorias típicas. A entidade registrou também aumento de preços nesses insumos. Vinho (6,78%), refrigerante (10,44%), milho (3,76%) e frutas (10,74%).



Veículo: Jornal DCI






Veja também

Câmara estende reajuste do salário mínimo a todos os aposentados

                    ...

Veja mais
Frigoríficos de aves e suínos promovem negócios e lançam produtos no SIAVS

Dezenas de agroindústrias produtoras e processadoras de carne de frangos, ovos, suínos e outros produtos &...

Veja mais
Consul lança geladeira de menor preço para garantir as vendas

São Paulo - A Consul lançou ontem uma nova linha de refrigeradores de menor preço. O objetivo da fa...

Veja mais
Produtos de limpeza: Mercado cresce 8,5% em volume em 2014

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Indústria ganhou R$ 2,658 trilhões com vendas em 2013, segundo o IBGE

A receita líquida de vendas da indústria brasileira atingiu R$ 2,658 trilhões em 2013, segundo o In...

Veja mais
Mais um passo para a mudança da Ceagesp

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Marisa, Riachuelo, Renner e C&A demitem 1,2 mil em SP

      Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Rótulos de alimentos com maconha nos EUA têm erros

                    ...

Veja mais
Número de empresas inadimplentes aumenta 8,33% em maio na variação anual

Setor de Serviços concentra 70,69% das dívidas de pessoas jurídicas, englobando Bancos e Finan...

Veja mais