Semana dos Alimentos Orgânicos começa dia 24 deste mês

Leia em 2min 10s

Produtor Orgânico, parceiro da natureza na promoção da vida. Este é o tema da 11ª edição da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos (SAO), que dará início à campanha anual dos produtos orgânicos. Promovido para oferecer informações aos consumidores sobre onde encontrar esses alimentos e como são produzidos, o evento será realizado entre os dias 24 e 31 deste mês. A proposta é divulgar para os consumidores os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

 

Por isso, a Semana dos Orgânicos será realizada simultaneamente em 21 estados e no Distrito Federal. As programações estão sendo definidas pelas Comissões de Produção Orgânica Estaduais (CPOrgs) e encaminhadas para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que coordena os eventos regionais em todo o país. Cursos, seminários, debates e feiras estão entre as atividades previstas.

 

A iniciativa é organizada pela Coordenação de Agroecologia, do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC), do Mapa. A semana conta ainda com diversos parceiros, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Produção.

 

As principais práticas do produtor orgânico são o uso responsável do solo, da água e do ar, a manutenção da atividade biológica equilibrada, a preservação da biodiversidade e a consciência social. "Ao comprar um produto orgânico, a pessoa está optando por fazer parte de uma rede que acredita que o consumo responsável tem papel fundamental para a manutenção do meio ambiente e da sustentabilidade", diz o coordenador de Agroecologia do Mapa, Rogério Dias.

 

No ano passado, os participantes da Semana dos Orgânicos tiveram a oportunidade de aprender técnicas de cultivo desses produtos por meio de seminários, dias de campo, oficinas e cursos. Além disso, muitos puderam experimentar os produtos orgânicos nas diversas feiras organizadas nos estados.


Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, a Semana dos Alimentos Orgânicos é importante para que a população conheça e passe a consumir esse tipo de alimento. "Muitas pessoas ainda desconhecem os alimentos orgânicos. Por isso, durante a semana, nosso objetivo é fazer com que a população experimente, conheça a forma de produção e saiba onde comprar os produtos orgânicos", afirma.

 

 

Clique aqui e confira as programações por estados.

 


Assessoria de Comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)


Veja também

Confiança da indústria cai 0,7% na prévia de maio, aponta FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de maio ficou em 72,3...

Veja mais
'Em breve o e-commerce deverá ter 10% das vendas do varejo'

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Panfletos on-line ganham holofotes no varejo

Novo recurso conta com soluções como a plataforma que só contabiliza o acesso a partir do momento q...

Veja mais
Cápsulas contribuem para qualidade, diz 3Corações

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Farmacêuticas investem R$ 332 mi em fitoterápicos

Com a sanção do novo marco legal da biodiversidade nacional nesta quarta-feira (20), indústrias far...

Veja mais
Brasil e China assinam acordos de US$ 53 bilhões

No total, são 35 contratos bilaterais em áreas como planejamento, infraestrutura, comércio, energia...

Veja mais
Preço do tomate puxa para cima custo da cesta básica

INFLAÇÃO: Segundo o Dieese, o reajuste foi de 7,19% em relação ao preço do produto em...

Veja mais
Emprego na indústria cai pelo terceiro mês seguido, diz IBGE

Houve recuo de 0,6% na passagem de fevereiro para março. Já na comparação com março d...

Veja mais
Serasa traça perspectiva de inadimplência do consumidor e das empresas

A inadimplência dos consumidores deve apresentar trajetória de alta nos próximos seis meses, enquant...

Veja mais