Consumidor espera melhora da economia, mostra pesquisa da FecomercioSP

Leia em 1min 20s

O consumidor ficou mais animado, em novembro, devido a possibilidade de crescimento da economia, mostra pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Confiança do Consumidor cresceu 0,1% ao passar de 115,8 para 116 pontos sobre setembro. Comparado a igual período do ano passado houve queda de 16%.

 

 

 



A pesquisa que é feita desde 1994, com 2,1 mil consumidores avalia que a expectativa é de melhora no futuro e condições mais adversas da economia no momento. O Índice das Condições Econômicas Atuais teve queda de 3,4% com 103,4 pontos, o mais baixo desde outubro de 2005. O Índice de Expectativa ao Consumidor mostrou alta de 2,3% com 124,4 pontos.

O ceticismo foi verificado, principalmente, entre os que estão na faixa de renda mensal superior a dez salários mínimos do sexo feminino e com idade abaixo dos 35 anos. Na análise dessa faixa de consumidores foi constatado queda de 14,7% com 96,8 pontos ante 113,5 pontos. Entre os consumidores com ganhos de até dez salários mínimos, ocorreu o contrário, houve elevação de 2,3%, passando de 104,1 para 106,5 pontos.

Em nota técnica, a FecomercioSP avalia que o “consumidor [está] cada vez menos otimista com a situação socioeconômica atual do país. O orçamento das famílias permanece apertado pela perda do poder de compra e pelo aumento dos preços repassados ao consumidor. Com a proximidade do fim do ano e a perspectiva de uso do décimo terceiro salário, há uma tendência de crescimento no índice de confiança”.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

SP concentra quase metade dos portos-secos

O Estado de São Paulo concentra quase metade dos portos-secos do País, segundo análise feita pelo I...

Veja mais
Sony vai cortar linha de TVs e smartphones

A Sony planeja reduzir suas linhas de TVs e celulares para cortar custos, contando com um avanço multibilion&aacu...

Veja mais
E-commerce fortalece ações contra fraudes na Black Friday

Compradores agora têm opção de pesquisa para fugir das promoções maquiadas   &n...

Veja mais
Falsas promessas tiram credibilidade de Black Friday

A estratégia de aumentar os preços e reduzir às vésperas da Black Friday fez com que o event...

Veja mais
P&G contesta aquisição da L'Oréal

A Procter & Gamble do Brasil pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a impugnaç&ati...

Veja mais
ABAD divulga vencedores do prêmio Fornecedor Nota 10

Premiação aconteceu durante jantar especial de final de ano da entidade. Na ocasião também f...

Veja mais
Vendas de bens duráveis crescem no 3º trimestre, diz GfK

As vendas de bens duráveis no Brasil cresceram 4,2% no terceiro trimestre deste ano na comparação c...

Veja mais
Black Friday é chance para fidelizar clientes

Orientação aos vendedores e divulgação das ofertas são dicas para lojas física...

Veja mais
Batata americana instala fábrica em Sete Lagoas e lança sabor para o Brasil

Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro a receber o snack, que já chegou a São Paulo e Rio de J...

Veja mais