CooperBahia investe em cacau fino

Leia em 2min 10s

A Cooperativa Agroindustrial de Cacau Fino (CooperBahia) deverá iniciar ainda este ano a produção de líquor (massa de cacau obtida a partir do processamento da amêndoa) em escala comercial. É a primeira fábrica voltada apenas ao produto de melhor qualidade, no sul da Bahia. Atualmente, a unidade industrial opera de forma experimental, diz o diretor-presidente da cooperativa, Edgard Teles.

A ideia de criar a cooperativa surgiu há oito anos, mas ela só foi constituída oficialmente em julho de 2011, para oferecer matéria-prima à produção de chocolates gourmet. Segundo Teles, um chocolate gourmet se caracteriza por conter teores acima de 35% e 40% de cacau.

Formada por 12 produtores associados de cacau fino, a CooperBahia é dona de uma fábrica de processamento de cacau em Ibirapitanga, no sul da Bahia. No processo de produção do líquor, a matéria-prima é processada e higienizada para retirar características indesejáveis na fabricação de chocolate gourmet, explica Teles.

A unidade está em operação experimental desde fevereiro deste ano. Atualmente, são realizados ajustes de equipamentos e especificações do líquor a ser produzido. Os investimentos na fábrica somaram R$ 15 milhões, a maior parte bancada pelos próprios associados e, outra, financiada pelo Programa de Sustentação do Investimento (PSI, do BNDES).

Atualmente, na região, há apenas unidades de processamento para o cacau commodity e outras iniciativas mais artesanais, segundo o presidente da CooperBahia.

Conforme Teles, ainda não há "base consistente" de volume que está sendo produzido experimentalmente, mas a expectativa é que a fábrica inicie sua produção com dois terços da capacidade nominal - que é de 1,6 mil toneladas de líquor por ano, o equivalente ao processamento de mais de 2 mil toneladas da amêndoa.

A cooperativa pretende vender esse líquor a empresas que produzem chocolates de qualidade superior. A brasileira Harald compra os volumes produzidos de forma experimental pela CooperBahia.

Os preços do líquor feito a partir de cacau fino também são mais altos que os produzidos com o cacau commodity. De acordo com Teles, a variação de preço é grande, mas, o produto vale, em média, duas vezes mais que o convencional. A cooperativa não comercializa a amêndoa de cacau (matéria-prima), apenas o líquor.

Com o apelo de produzir cacau de maior valor agregado, o presidente da cooperativa baiana se rendeu à produção de cacau fino, iniciada recentemente, depois de cultivar o produto commodity por mais de 30 anos.

Para ser classificado como cacau fino, a amêndoa tem de apresentar algumas características sensoriais, como aroma e sabor. Para serem obtidas, há vários critérios que vão desde a escolha de frutos, a colheita no ponto ideal de maturação até o processamento adequado, com as etapas de fermentação e secagem.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Vendas de distribuidores de medicamentos sobem 18,7%

Considerando o volume de unidades vendidas, no terceiro trimestre deste ano a entidade alcançou 203,836 bilh&otil...

Veja mais
Consumo brasileiro é motivo para otimismo, diz ministro Mauro Borges

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, reconheceu hoje (5) que a ind&...

Veja mais
Forno de Minas participa da Expocine 2014

Empresa mineira participa do maior evento do mercado cinematográfico da América Latina Os visitantes q...

Veja mais
Brasil é o primeiro País a receber a linha Baby Dove

Novidades no portfólio da principal marca de cuidados pessoais da Unilever, a linha Dove, que já conta com...

Veja mais
Cresce o mercado farmacêutico

O faturamento do mercado farmacêutico pelo canal farmácia no Brasil saltou de R$ 27,7 bilhões em 201...

Veja mais
Acordo fortalece programa Minas Leite

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e suas instituições v...

Veja mais
Samsung quer o lugar da Apple entre os tops

A Samsung está de olho no mercado de smartphones voltados ao público VIP. O nicho sempre foi liderado pela...

Veja mais
Cenário adverso é desafio para setor de algodão

O cenário internacional não é favorável para o algodão. A área de plantio aume...

Veja mais
Café moído e banana elevam IVGP de outubro em Blumenau

O Índice de Variação Geral de Preços (IVGP) de Blumenau registrou, em outubro, uma varia&cce...

Veja mais