Bento Store quer faturar até R$ 2 mi com marmita de luxo

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Flávia Milhassi



Com o conceito de portabilidade de alimentos por meio de marmitas de luxo, a Bento Store, dos empresários Carlos Ferreirinha e Carlos Otávio da Costa, pretende faturar R$ 2 milhões ainda este ano. Para que isso aconteça, os empresários têm investido na abertura de lojas próprias e na importação de produtos diferenciados para as classes A e B.

"Foi um projeto que levamos dois anos para tirar do papel. Entendemos que havia uma necessidade de se trabalhar com produtos com o conceito de transporte de comida (mobile food), pouco explorado no Brasil", afirmou ao DCI o sócio fundador Carlos Ferreirinha. Entre pesquisa de mercado, abertura da primeira loja (no Jardins, em São Paulo), varejo eletrônico e outras quatro unidades - sendo uma delas sendo inaugurada na terça-feira (12) no Shopping Iguatemi (SP) - os dois empresários projetam investir R$ 4 milhões. "Nossa estimativa é ter 10 lojas até 2015 e ampliar os R$ 2 milhões de faturamento previsto", explicou Ferreirinha.

O empresário ressaltou que, pelo conceito diferenciado que a marca tem no mercado, o seu público-alvo é o de maior poder aquisitivo. "As marmitas, nosso carro-chefe, custam em média, R$ 185, logo tem um alto valor agregado. Mas não vendemos apenas marmitas, vendemos o conceito de estilo de vida (life style) diferenciado", explicou ele.

Além das marmitas luxuosas, a Bento Store conta com uma gama grande de outros produtos, todos criados para transportar comidas, bebidas e outros insumos. "Temos garrafas térmicas, molheiras, lanchbox, lunchbags. Se somarmos os produtos pelos tamanhos e cores, temos uma oferta de mais de 1,5 mil produtos", disse Ferreirinha.

Como a indústria nacional não tem atuação significativa nesse item (marmitas e afins), os empresários da Bento Store importam os seus produtos, o que justifica o posicionamento de mercado voltado às classes A e B e produtos de alto valor agregado. "Atualmente temos 26 fornecedores [marcas distintas] de 12 países, entre eles Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França e Inglaterra", detallhou.

Mas, como a operação tem chamado a atenção pelo seu conceito de exclusividade, pois as marcas e os itens vendidos não são encontrados em nenhuma outra loja no País, indústrias nacionais tem mostrado interesse em firmar parceria com os empresários. "Em sete meses que abrimos a loja e lançamos a nossa loja eletrônica recebemos quase 200 contatos de potenciais fornecedores [nacionais] e parceiros de venda interessados no nosso modelo de negócio", disse.

Ferreirinha, quando questionado sobre a possibilidade de levar a marca ao sistema de franchising, afirmou que ainda não há perspectivas para que isso aconteça. "Queremos primeiro testar nosso modelo de negócio, torná-lo rentável para depois expandir a marca por meio de franquias", disse ao que completou: "Não descartamos essa possibilidade."

As 10 unidades previstas da Bento Store serão todas próprias, com investimento (capital) dos dois empresários que estão por trás da marca. "Estamos de olho nas principais capitais, como Curitiba. Assim como o interior, em Ribeirão Preto [SP]", disse.

A loja virtual também é um canal que os empresários têm apostado bastante para ganhar mercado. "Com a loja virtual conseguimos estar em todos os estados brasileiros. Com as lojas, esse ganho de participação no mercado demora um pouco mais para acontecer."

A participação nas redes sociais - Facebook, Instagram e o Google + - também tem sido uma das estratégias que tem dado retorno para a Bento Store. "No lançamento da marca optamos por usar esses canais como forma de promover o nosso negócio. Além disso fazemos ações pontuadas, como foi a de Campos do Jordão." Durante a temporada de inverno da cidade, de 5 de julho a 3 de agosto, a marca levou uma loja temporária ao Shopping Market Plaza e desfilou pelas ruas da cidade com o "Bentomóvel" a promover a marca.

Loja Conceito

Além de vender marmitas e demais itens de luxo, a Bento Store diferencia-se por suas lojas. "Muitos consumidores que entram na nossa loja, primeiro se impressionam quando afirmamos que vendemos marmita. Em segundo, os clientes que têm costume de ir ao exterior chegam a jurar ter visto uma loja igual ao nossa, mas isso não é verdade", argumentou Ferreirinha.

Toda a arquitetura da loja, segundo o empresário, foi criada especificamente para a Bento Store. "Não existe uma igual em nenhum lugar", complementa.

A inovação que a marca propôs ao mercado brasileiro rendeu a marca, o reconhecimento como case de inovação no varejo mundial pela Retail Innovations 10, que analisou mais de 220 cases de todos os continentes. A premiação acontecerá neste mês em Amsterdã.



Veículo: DCI


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