Companhias de 'produto único' ampliam suas ofertas

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Forno de Minas lidera o mercado na comercialização de pão de queijo no Brasil. Mas a companhia cresceu e não quer mais ser lembrada apenas como fabricante de um único produto. Embora a decisão tenha sido tomada lá atrás, a nova família de massas frescas congeladas só foi apresentada aos varejistas na 30ª edição da Feira Internacional de Negócios em Supermercados, de 5 a 8 de maio.

O Pastifício Selmi, dono das marcas Galo e Renata, e desde 1987 no mercado, também decidiu colocar na mesa uma gama de novos produtos que não lembram em nada suas massas de 27 anos atrás. Durante a Feira, seus clientes de todo país foram surpreendidos com a ampliação de seu portfólio na categoria de biscoitos, bolos e farinha, renovado a cada ano. A linha de massas também ganhou uma família mais sofisticada por conta da Renata Superiore nas versões grano duro e integral, além da lasanha integral.

Conhecida como importadora exclusiva de conservas europeias que leva as marcas Don Fidencio, Tio Paco e Saborosas, a Sandéleh Alimentos ampliou suas ofertas e está disponibilizando pratos prontos da cozinha mediterrânea, não refrigerados e que podem ser consumidos após um minuto e meio no forno microondas.

Esses são alguns exemplos de companhias que, depois de fazerem nome no mercado, decidiram rechear seu portfólio com novidades de maior valor agregado. A meta da companhia mineira Forno de Minas é oferecer uma solução completa tanto para o food service, como para o varejo.

A linha de massas Mamma D'Alva, cujo nome é uma homenagem à matriarca da empresa Maria Dalva Couto Mendonça - que assina todas as receitas - chega em três tipos. "A Forno de Minas não quer mais ser conhecida só pelo pão de queijo, quer estar no mercado disputando com as grandes marcas na área de pratos prontos congelados", diz Helder Mendonça, presidente companhia. A mineira desembolsou mais de R$ 20 milhões para a ampliação da fábrica, compra de novos equipamentos, contratação de mão de obra e o desenvolvimento de produtos.

O faturamento passará de R$ 180 milhões registrados no ano passado para esperados R$ 240 milhões em 2014 por conta dos novos lançamentos. Cerca de 70% do faturamento atual é gerado pelo pão de queijo. A meta é que até o final de 2016 o produto responda por 50% da receita e a outra metade seja fruto dos novos lançamentos que até o final de 2014 deverão somar mais de 30 novos itens.

"Nos últimos tempos, um de nossos desafios tem sido apostar em alimentos com conceito de saudabilidade, pois existe uma enorme busca dos consumidores por produtos que contribuam para a saúde e bem-estar", diz Marcelo Guimarães, diretor comercial do Pastifício Selmi, referindo-se às massas e biscoitos de farinha integral fabricados pela companhia.

O segmento de produtos integrais cresceu 25% dentro da companhia em 2013 e o faturamento como um todo teve aumento 20%. "Estamos focando em produtos de maior valor agregado e a meta é elevar a receita em mais 20% neste ano", afirma. A linha integral, que leva a marca Renata, está atendendo à demanda de uma clientela cada vez mais exigente. Com fábricas em Londrina e Rolândia, ambas no Paraná, e uma unidade fabril em Sumaré, interior de São Paulo, o pastifício quer chegar a uma participação de 15% de market share diante dos atuais 12%, investindo, sobretudo, na distribuição. A Selmi, que nasceu empresa fabricante de macarrão, hoje tem uma linha de 300 produtos, incluindo o azeite de oliva Renata Superiore, da Toscana, na Itália.


Veículo: Valor Econômico


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