Varejo tem condições de crescer

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Embora apenas o incentivo ao consumo isoladamente não tenha mais fôlego para alavancar o crescimento do país, como apostou o governo nos últimos anos, o varejo ainda tem condições de se expandir muito no Brasil. No entanto, precisa estar aliado a investimentos fundamentais em outras áreas, como infraestrutura e logística.

"ɐ totalmente equivocado esse discurso de que o governo precisa abandonar o estímulo ao consumo. O crescimento do consumo foi o que de mais importante ocorreu no país nos últimos 10 anos. A estrutura da pirâmide social brasileira se alterou exclusivamente através da transformação do varejo, que foi proporcionada pelo aumento da renda, do emprego, pela oferta de crédito e, principalmente, pela confiança do consumidor", afirmou o diretor-geral da GS&MD, Marcos Gouvêa de Souza, em palestra proferida ontem no evento Visões e Perspectivas, realizado em Belo Horizonte.

O fórum foi uma parceria da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) e com o apoio do DIÁRIO DO COMÉRCIO. Durante toda a manhã foram realizadas várias palestras sobre diferentes temas, todos voltados para o comércio varejista.


Panorama - O fórum também abordou outros temas como "As transformações e o crescimento do E-commerce", em palestra ministrada pelo CEO da GS&ECOMM, Ricardo Michelazz; "O impacto da mudança do comportamento do consumidor nas redes de negócios", com a diretora do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt, que também falou sobre o potencial dos investimentos em franquias no país; "Novos tempos, novas ferramentas para aperfeiçoar a gestão", com o sócio sênior da GS&MD, Alexandre Horta, e "Inovações e tendências em design de lojas", com o sócio-diretor da Falzoni Alves Lima Design, Manoel Alves Lima.

Para o diretor-Regional do Senac, Luciano de Assis Fagundes, o evento foi muito importante para traçar um panorama geral do varejo brasileiro e debater seus principais desafios e perspectivas. "Temos um desafio muito grande que é manter a competitividade do setor", afirmou.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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